Bebê vítima de covid havia sido transferido para Santa Casa após passar mal
Criança deu entrada na unidade de saúde com vômitos e choroso. Depois retornou sem conseguir se alimentar
O bebê, de 8 meses de idade, que morreu vítima da covid-19 na última quarta-feira (16) tinha comorbidades. Segundo dados do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o bebê tinha doença cardiovascular crônica. A criança é de Santa Rita do Pardo, a 245 km de Campo Grande, mas não resistiu e faleceu na Santa Casa de Campo Grande.
Até este sábado (19) o município não tinha a confirmação da morte pela doença. Conforme relatado pela secretária Municipal de Saúde de Santa Rita, Maria Angélica Benetasso, a criança, que já havia passado por um procedimento cirúrgico, deu entrada no domingo (13) na unidade de saúde apresentando vomito e muito choroso. "Foi feito contato com a família, porém ninguém apresentava sintoma gripal ou algo que pudesse indicar que fosse covid", explicou.
Na quarta-feira (16) a mãe retornou relatando que o bebê não estava comendo. Em seguida, a vítima começou a passar mal e logo foi transferida para Capital, onde não resistiu e morreu.
"Nós não sabíamos que o bebê estava com covid, mas o resultado do exame feito na Santa Casa deu positivo", contou. O primeiro exame logo após o óbito havia dado negativo, porém depois de ser levado ao laboratório deu reagente. "Ele havia ido para Campo Grande no inicio do mês e se preparava para fazer uma nova cirurgia", lamentou a secretária.
A prefeitura chegou a emitir nota de pesar sobre o falecimento do bebê lamentando o ocorrido, antes ainda da confirmação de que a criança havia testado positivo para covid.
"A Prefeitura de Santa Rita do Pardo expressa os mais profundos pêsames pelo falecimento do pequeno. Neste momento de dor a administração municipal através do Prefeito Dr. Lúcio Costa presta suas mais sinceras condolências, que Deus em sua soberana bondade possa confortar e acalentar os corações de todos os familiares e amigos", diz a nota.
Novas 22 mortes por covid-19 foram registradas de ontem para hoje em Mato Grosso do Sul, sendo metade em Campo Grande. As outras vítimas de covid têm entre 47 e 95 anos de idade e uma delas, de 56 anos, era portadora de Síndrome de Down. Ao todo, com as novas 22 mortes, Mato Grosso do Sul alcança 10.205 óbitos pela doença. Apenas uma das vítimas não tinha nenhum tipo de comorbidade.
#matéria atualizada às 17h09