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Interior

Cabeceira de pista é reprovada em vistoria para liberar voos comerciais

Infraero e Prefeitura de Dourados informaram que estão providenciando troca do refletor

Por Helio de Freitas, de Dourados | 16/12/2024 14:26
Avião da FAB durante inspeção no aeroporto de Dourados, na semana passada (Foto: Franz Mendes)
Avião da FAB durante inspeção no aeroporto de Dourados, na semana passada (Foto: Franz Mendes)

Vistoria feita na semana passada pelo Geiv (Grupo Especial de Inspeção de Voo), da Aeronáutica Brasileira, reprovou uma das cabeceiras da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados.

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Uma inspeção do Grupo Especial de Inspeção de Voo (Geiv) reprovou uma das cabeceiras da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados (MS), devido à falha no sistema de iluminação (PAPI) da cabeceira 24. A cabeceira 06 foi aprovada. A solução requer a troca de um refletor e nova inspeção, após o que o Decea terá sete dias para emitir o documento de homologação. Apesar do problema, a pista pode operar com apenas uma cabeceira, conforme avisos aos pilotos, e operações com aeronaves menores já estão liberadas.

Localizada a 251 km de Campo Grande, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul está sem voos comerciais desde maio de 2021, quando o aeroporto foi fechado para reforma da pista.

A obra feita pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro custou R$ 96,7 milhões e ficou pronta em julho deste ano, mas a retomada de voos comerciais depende da homologação de todos os sistemas de segurança.

Conforme informação preliminar, o problema ocorreu na cabeceira 24, por falha no Papi, sigla em inglês para definir “Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação”, ou seja, sistema de iluminação que auxilia os pilotos em procedimentos de pouso noturno. O brilho emitido por um dos refletores não teria atingido os padrões de segurança exigidos para a homologação.

Em nota, a Prefeitura de Dourados e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que assumiu a gestão do aeroporto neste ano, confirmaram a informação.

“A cabeceira 06, que é a predominante, ou seja, a mais importante e utilizada para pousos, foi aprovada sem ressalvas. Já a cabeceira 24 não atingiu o brilho necessário, portanto será necessária a troca de um refletor do Papi, e posteriormente nova inspeção apenas para essa cabeceira”, informa a nota.

Segundo a prefeitura e a Infraero, o relatório do Geiv deve ser enviado ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) nos próximos dias. Após a entrega, o departamento tem sete dias para emissão do documento.

“Importante destacar que é comum e totalmente plausível a liberação da pista com apenas uma cabeceira operante. Essas informações são passadas ao piloto através do Notam (sistema de aviso para aeronavegantes), e não impedem a operação”, diz trecho da nota.

A prefeitura e a Infraero informam que essa homologação dos equipamentos é para operações à noite e com jatos, pois os demais movimentos já estão homologados desde 26 de setembro deste ano, com pelo menos 500 movimentos de pouso e decolagem no aeroporto regional.

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