Chuva chega no 3º dia da primavera, mas longe do esperado para o mês
Volume histórico em setembro é de 102 milímetros, mas até hoje choveu apenas 14 mm, segundo a Embrapa
Chove nesta manhã em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Até 9h15, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste tinha registrado 3,4 milímetros, o que equivale a 3,4 litros de água por metro quadrado. A chuva calma também chegou a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.
Em Dourados, a chuva mantém a temperatura amena registrada hoje. A máxima foi de 22 graus às 8h e a mínima de 18 de madrugada. Às 9h15 o termômetro da Embrapa marcava 20 graus.
Apesar da precipitação desta manhã, o volume de chuva acumulado neste mês está longe do esperado na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A precipitação média mensal de setembro em Dourados é de 102 milímetros. Com a chuva de hoje, o volume acumulado do dia 1º até agora é de menos de 20 milímetros.
A Embrapa já havia registrado em Dourados o agosto mais seco dos últimos anos. Foram apenas 10 milímetros durante o mês, 23% dos 44 milímetros esperados. Foram apenas quatro dias chuvosos e a maior precipitação, de 6 milímetros, ocorreu no dia 7 de agosto.