Chuva compromete produção de mandioca e tradicional Festa da Farinha
A produção de mandioca em Anastácio, distante 135 km de Campo Grande está completamente comprometida devido as chuvas constantes que acontecem no município desde novembro do ano passado. São 840 famílias que vivem da agricultura familiar no município e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.
O secretário de desenvolvimento sustentável do município, Valdevino Santiago, alega que dos 150 hectares de mandioca plantada, é possível que toda produção seja perdida. "Acredito que se sobrar, vai ser pouca coisa. Os problemas da agricultura em Anastácio começaram ainda em novembro e as chuvas atrapalharam o desenvolvimento da mandioca", afirma.
Com a produção mensal de 20 toneladas por hectare, os produtores que plantaram em setembro e fizeram a limpeza das ervas daninhas em outubro, têm mais chances de conseguir colher a mandioca. "Os produtores que plantaram depois de outubro com certeza vão perder a produção, porque as ervas daninhas cresceram muito rápido, pois as chuvas não pararam", informa o secretário.
Festa da Farinha – A tradicional Festa da Farinha que sempre é realizada no final do 1º semestre do ano, pode ser comprometida devido as chuvas que afetaram a produção de mandioca. Em 2015, foram comercializados de 10 a 12 toneladas de farinha de mandioca, durante a festa.
Segundo o secretário de gestão de Anastácio, Ernandes Peixoto, em 2011 houve uma cheia maior do que a atual e foi preciso comprar farinha de Nioaque para atender a demanda da festa. "Sendo assim, a festa deste ano está comprometida e a prefeitura vai estudar a necessidade de comprar farinha de outros locais, se for confirmada a má colheita de mandioca", alega.
Carnaval – A Prefeitura de Anastácio cancelou o Carnaval deste ano. Com o corte, o município deixa de gastar R$ 200 mil, que serão destinados para recuperação dos estragos causados pelas chuvas.
A prefeitura vai realizar apenas o desfile da liga da escola de samba de Aquidauana e Anastácio. Conforme Peixoto, o desfile só será realizado, pois a liga recebeu recurso da Fundação de Cultura estadual antes das chuvas afetarem os municípios.