Cidade chega a 100% de ocupação em leitos de UTI para pacientes com covid-19
Dourados a segunda-maior cidade de Mato Grosso do Sul, chegou a 100% de ocupação em seus leitos de UTI que são destinados a pacientes com covid-19. A cidade chegou a ter 30 leitos disponíveis para tratamento da doença, entre os meses de junho e julho.
No entanto, eles foram desativados conforme a contaminação foi desacelerando na cidade, em meados de outubro e novembro. Atualmente o município tem apenas 18 leitos de UTI (Unidade de Terapia Internsiva) para o tratamento de pacientes com covid-19.
Temendo que o aumento de internações, causasse um colapso na saúde local, na última sexta-feira (04) o juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível, mandou a prefeitura adotar providências urgentes para aumentar os leitos de UTI. O juiz também determinou que o Estado de Mato Grosso do Sul assuma corresponsabilidade na solução do problema.
José Domingues deu ao município prazo de 24 horas, para reabrir os leitos inativados, e/ou instalasse novos leitos, conforme a necessidade, “a fim de se evitar o colapso na saúde pública”. O descumprimento da decisão geraria multa.
Contudo, o prazo venceu e o município segue sem ter quartos suficientes para atender a população infectada.
Pandemia - Desde o início da pandemia 128 pessoas já morreram com a doença em Dourados e 10.671 foram infectadas. Há 51 pacientes internados com a doença na cidade e 975 moradores em isolamento domiciliar.