Cidade fecha escolas e cancela eventos após surto de covid em aldeia
Procura por vacina aumentou após aumento de casos, segundo Vigilância Epidemiológica
A Prefeitura de Tacuru – cidade no sul de Mato Grosso do Sul, distante 427 km da Capital – decretou novas medidas restritivas para frear o avanço da covid-19, após um surto na comunidade indígena. Aulas presenciais foram suspensas e eventos foram cancelados.
O novo decreto vale por 15 dias. Há uma semana, no dia 3 de novembro, a cidade tinha apenas 13 casos ativos. Hoje, há 53 casos ativos e uma pessoa internada.
“É uma preocupação agora, apareceram muitos casos, mas o principal foco é na comunidade indígena. O prazo para a segunda dose é longo, e eles ficam vulneráveis”, explicou ao Campo Grande News, o prefeito Rogério Torquetti (Patriota).
O uso de máscara continua obrigatório na cidade. Além disso, servidores com suspeita da doença causada pelo novo coronavírus podem ser afastados.
“Muitas pessoas vieram procurar a vacina depois disso, talvez por medo. Quem ainda não tomou, pode procurar”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marlene Rodrigues Bertiel.
Tacuru tem 96,64% da população em geral vacinada com uma dose e 83,49% já tomou duas ou a dose única. Já 59,73% do público recebeu a terceira dose.
“Chegamos a ter 43 casos ativos, hoje, já temos 33. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está trabalhando incansavelmente”, finaliza a coordenadora.