ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Cinco municípios celebram aniversário de 60 anos neste sábado

Ivinhema, Anaurilândia, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes comemoram a emancipação político-administrativa

Por Clara Farias | 11/11/2023 07:11


Cinco municípios celebram aniversário de 60 anos neste sábado
Município de Ivinhema visto de cima (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ivinhema, Anaurilândia, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes celebram a emancipação político-administrativa neste sábado (11). Todos comemoram 60 anos. Os municípios estão localizados na região sudoeste e norte de Mato Grosso do Sul. Na programação estão previstos shows de duplas sertanejas.

Ivinhema possui seus registros datados em 1957, de acordo com a página do município. O destaque da data foi quando uma empresa, com objetivo de estudar a região e planejar as áreas adquiridas por Reynaldo Massi, foi constituída no local.

A Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) forneceu durante dois anos dados, elementos e condições para que o engenheiro Francisco Prestes Maia pudesse projetar a sede do município, para uma população de 10.000 habitantes.

Segundo o último Censo do IBGE, a cidade hoje possui 27.821 mil habitantes, uma diferença de 178% do previsto e planejado pelo engenheiro. Em 1961, a região passou a ser demarcada para a derrubada da mata para início das instalações da cidade. Ainda neste ano, foram construídos panificadora, posto de gasolina, farmácia, armazéns, hotel, hospital e escola.

Em 1963, Ivinhema é emancipada do município de Dourados e é criada, por meio da Lei n° 1.949, de 11 de novembro. Para celebrar a data, neste sábado, o cantor sertanejo Loubet se apresenta na cidade. O horário não foi divulgado.

Anaurilândia - A 379 quilômetros da Capital, Anaurilândia possui seus registros históricos datados em 1916, quando Ciriaco Gonzáles e Major Cecílio Manoel da Costa Lima se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho. Ciriaco foi influenciado a lotear a fazenda Água Amarela e deu origem à Vila Água Amarela. Na época, a principal fonte de economia da região era a exploração da erva-mate.

A 379 quilômetros da Capital, Anaurilândia possui seus registros históricos datados em 1916, quando Ciriaco Gonzáles e Major Cecílio Manoel da Costa Lima se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho. Ciriaco foi influenciado à lotear a fazenda Água Amarela e deu origem a Vila Água Amarela. Na época, a principal fonte de economia da região era a exploração da erva-mate.

De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 7.653 mil pessoas. 

Cinco municípios celebram aniversário de 60 anos neste sábado
Vista áerea de Jateí (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Jateí - Localizada na região da Grande Dourados, Jateí possui uma população estimada de pouco mais de 3.500 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. A colonização que deu origem à cidade teve início em 1954, com a chegada dos primeiros colonos. No entanto, a consolidação ocorreu quando esses pioneiros atravessaram o Rio Dourados.

O nome "Jateí" é uma variante do termo que designa uma espécie de abelha silvestre, a abelha jataí. Segundo a lenda, o povoado era habitado por agricultores que derrubavam árvores para seu sustento. Em certo dia, alguns homens foram cortar lenha em uma mata sabidamente habitada por abelhas. Ao retornar para casa, o filho de um dos homens perguntou: "Pai, cadê o machado do Senhor?" e ele respondeu espontaneamente: "Esqueci lá no Jateí". Assim, conta a lenda, surgiu o nome Jateí.

Para comemorar o aniversário do município as duplas Fernando e Sorocaba e Maria Cecília e Rodolfo se apresentam no município a partir das 22h.

Cinco municípios celebram aniversário de 60 anos neste sábado
Vista aérea do Centro de Naviraí (Foto: Divulgação)

Naviraí - Conhecida como cidade "Ouro" do Conesul, Naviraí é lembrada pelo trabalho de madeireiros e produtores rurais da região. Seu nome é derivado de uma palavra indígena, que nomeava um rio e que significava "pequeno rio impregnado de arbustos roxos". A região era repleta de árvores de Ipê, Peroba, Marfim e Cedro, o que influenciou para o crescimento de madeireiras empresas correlacionadas.

Em 1952, a colonizadora Vera Cruz é criada no local e o povoado recebe o nome da colonizadora e só era acessível pelo rio Amambai. Em 1958, o povoado é elevado a distrito e, em 1963, conquista a emancipação político-administrativa, sendo elevada a município.

Segundo o último Censo do IBGE, há 50.457 mil habitantes no município. Para comemorar, ocorre a 29ª Exponavi. Na programação de hoje, a dupla João Bosco e Vinícius sobe ao palco às 23h. No domingo, Fernando e Sorocaba se apresentam, às 23h.

Pedro Gomes - O município de Pedro Gomes, a 306 quilômetros de Campo Grande, possui seus primeiros registros históricos em 1838, quando aportaram os primeiros imigrantes, entre eles Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava capitão do exército reformado. Antes, as terras eram ocupadas pelos indígenas Caiapós. De acordo com o último Censo do IBGE, a cidade possui 6.941 mil habitantes.

Para celebrar o aniversário, neste sábado a dupla Munhoz e Mariano se apresenta no Clube do Laço Bonanza. Ainda há baile todas as noites com o Grupo Uirapuru, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias