Com 6 dias de feriado, paraguaios lotam Bonito na Semana Santa
Com a maior população católica da América Latina, o Paraguai inicia celebração no dia 28 de março; Nesta sexta-feira (30) também se comemora o dia de Nossa Senhora do Caacupê e maioria das lojas se fecham
Aproveitar um feriado descansando é bom, mas viajar é muito melhor. Os paraguaios que o digam. Todos os anos os vizinhos aproveitam um tipo de “semana do saco cheio” em virtude de celebrações da Páscoa para curtir a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a cerca de 320 km de distância do país. O turismo e restaurantes locais apontam crescimento de 50% na visita dos hermanos.
Quando se fala em catolicismo, o Paraguai aparece como o pais mais católico da América Latina, com percentual de 88% da população que se declaram fieis. Em 2015, por exemplo, o país foi escolhido pelo Papa Francisco para o encerramento da visita à América do Sul.
No Brasil, o feriado santo ocorre apenas hoje (30), Sexta-Feira Santa. Mas no Paraguai, os dias de “folga” se estendem e, geralmente, decretam feriados obrigatórios na quinta, Sexta-Feira Santa e no domingo, fora os pontos facultativos. Além desses dias, o país possui as Férias Escolares da Páscoa, com início no dia 28 de março e fim no dia 2 de abril.
O diretor de turismo de Bonito, Marcelo Gil, explica que nesta época do ano, até mais que em outras datas, o fluxo de paraguaios no município chega a dobrar.
“Até ontem, a preferência no trânsito é para quem estava chegando, e grande parte eram de placas paraguaias. Este movimento dos paraguaios é esperado todos os anos”, afirma.
Procura maior, movimento maior para a rede hoteleira e para os restaurantes. O proprietário do Restaurante Juanita, localizado na Rua Nossa Senhora da Penha, Centro de Bonito, garante que a presença dos paraguaios sobe cerca de 50%.
“Nós já temos uma descendência paraguaia e posso garantir que aumenta muito nesta época de Páscoa”, disse. “O pacu na brasa, carro chefe daqui, é o mais pedido”, completa Fernanda dos Santos, que faz parte da administração do estabelecimento.
Passeios - Depois de enfrentar problemas com as chuvas intensas, a cidade já retomou a maioria dos passeios, que chegaram a ficar interditados.
Segundo Marcelo Gil, todos os passeios já funcionam normalmente. O Rio do Peixe, que possui passeio em cachoeira, foi o último a reabrir. O Balneário Municipal foi reaberto para a Páscoa, mas passa por manutenção na segunda e terça-feira, reabrindo na quarta-feira (4).