ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com calorão na fronteira, até os cachorros fazem festa com água de caminhão-pipa

Prefeitura de Porto Murtinho tem molhado as ruas da cidade, mas orientação é "não desperdiçar" água

Por Gabriela Couto | 11/01/2024 14:08

Um vídeo fofo de dois vira-latas correndo atrás de um caminhão-pipa nas ruas de Porto Murtinho ganhou as redes sociais nesta quinta-feira (11). O prefeito da cidade localizada a 439 km de Campo Grande e que faz fronteira com o Paraguai, Nelson Cintra (PSDB), adotou a medida para tentar minimizar o calorão que está fazendo na cidade. Hoje os termômetros estão marcado 35°C.

“Esse vídeo foi de hoje de manhã. Tá tão quente que a sensação é de uns 45°C. A gente decidiu passar nas ruas jogando água para dar uma refrescada e diminuir a poeira. As crianças e os cachorros saem correndo atrás como se fossem tomar banho de chuva”, brinca.

A população está aguardando a chegada de uma frente fria para a região. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso de alerta para chuvas para Porto Murtinho, com previsão de 20 e 30 milímetros, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Orientação - Apesar de ser uma cena bonita, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) não recomenda a prática de jogar água no chão para melhorar a sensação térmica.

A orientação da equipe técnica da empresa é que as pessoas nãos usem a mangueira para umidificar ambientes, molhando paredes, ruas e calçadas. “Essas atitudes não resolvem, são momentâneas e acabam gerando um grande desperdício de água tratada, podendo prejudicar o abastecimento ao longo do dia”, explica a Sanesul, por meio de nota.

Dentre as medidas que visam assegurar o abastecimento para todos e manter o sistema na sua normalidade para não faltar o serviço, a Sanesul recomenda o uso consciente da água, evitando o desperdício, como: fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos; utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis; utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral; utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia; evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas; e reduzir o tempo no banho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias