Com mais mortes em MS, município reabre igrejas, academias e comércio
Locais devem funcionar com 30% da capacidade e com série de recomendações
Mesmo com o maior número de mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, município distante 338 quilômetros de Campo Grande, vai flexibilizar as medidas de isolamento. Igrejas e comércio devem voltar a funcionar nesta segunda-feira com 30% da capacidade e série de recomendação.
Até a manhã deste sábado, o Estado registrava sete mortes por covid-19, sendo três em Três Lagoas. Todas as vítimas foram idosos de 81, 87 e 76 anos. Foram 39 casos confirmados no município que faz divisa com o estado de São Paulo, desde o início da pandemia. Outros dois óbitos foram registradas em Batayporã e duas em Campo Grande.
O prefeito, Angelo Guerreiro, assinou os decretos que regulamentam o funcionamento de igrejas e templos religiosos, além da reabertura de academias e demais segmentos do comércio.
O formato de funcionamento dos estabelecimentos foi elaborado após o recebimento de planos de ações por parte das instituições e validações da coordenação de Vigilância Sanitária do Município.
A partir de segunda-feira, igrejas, academias, bares, lanchonete e restaurantes estão autorizados a retomar atendimento ao público, desde que adotem às regras expedidas no decreto.
Reuniões e cultos religiosos podem ser realizados desde que respeitem o distanciamento de 1,5 metro entre os fieis e com 30% da capacidade de pessoas.
Os bares, lanchonetes e restaurantes também devem trabalhar com 30% da capacidade de clientes por vez, com limite de seis pessoas por mesa, tendo 2 metros de distância uma da outra.
As academias devem se adequar ao restringir a distância dos frequentadores, que passa a ser de 25 metros quadrados. Além disso, os equipamentos devem ser higienizados a cada uso.
Feiras livres devem somente podem ser realizadas às quartas e aos sábados. Os clientes não terão contato com os produtos, devendo o feirante selecionar e entregar devidamente equipado com luvas e máscaras. Será montado um corredor gradil com entrada e saída para evitar circulação de pessoas
Não houve mudanças quanto ao toque de recolher e estes estabelecimentos devem encerrar o atendimento às 21h.