Contra aglomeração, Saúde distribui senhas para vacinação de idosos
Prefeitura limitou campanha a dez unidades de saúde e dois postos volantes no Douradão e na UFGD
Recomeça na tarde desta terça-feira (7) a campanha de vacinação contra a influenza em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A imunização de idosos e profissionais de saúde foi suspensa há uma semana após as sete mil doses enviadas no dia 31 acabarem em duas horas.
O coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Edvan Marcelo informou que o município recebeu mais cinco mil doses. Entretanto, para evitar aglomerações que poderiam contribuir para proliferação do novo coronavírus, agora a imunização será feita em apenas dez das 36 unidades de saúde do município e com distribuição de 240 senhas por dia em cada um deles – 120 senhas para o período da manhã e 120 para o período da tarde.
A vacinação será feita nos postos de saúde Seleta (Jardim Flórida), Altos do Indaiá, Jóquei Clube, Maracanã, Parque das Nações, Vila Índio, Vila Vieira, Vila Vargas, distrito de Itahum e distrito de Vila São Pedro.
Além dessas unidades, a vacinação será feita através do sistema “drive thru” – em que idosos não precisam descer do carro para receber a vacina – no estacionamento do estádio Douradão e na unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na Rua João Rosa Góes, na Vila Progresso. Nesses locais, a vacina estará disponível a partir de amanhã, das 8h às 12h. Foram disponibilizadas 350 doses para cada posto volante, por dia.
Segundo o núcleo de imunização, as medidas foram tomadas para evitar aglomerações e para diminuição do tempo de permanência das pessoas nas unidades de saúde. Nesta campanha a procura está bem acima dos anos anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus.
A vacina não previne contra a Covid-19, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a imunização para proteger os idosos e demais grupos de risco de outros vírus, como H1N1, e evitar ainda mais superlotação do sistema de saúde, onde essas pessoas ficariam expostas ao novo vírus. A meta em Dourados é vacinar pelo menos 90 mil pessoas dos grupos considerados de risco.
Na semana passada o Ministério da Saúde alterou os grupos alvos da vacinação. A segunda fase começa no dia 16 de abril para profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.
A terceira fase, a partir do dia 9 de maio, atingirá professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiências.