Eleição de prefeito de Pedro Juan Caballero será em 30 de outubro
Convenções para escolha de candidatos serão em 18 de setembro e posse do eleito em 4 de novembro
A Justiça Eleitoral do Paraguai marcou para o dia 30 de outubro a eleição extemporânea para escolher o novo prefeito de Pedro Juan Caballero, cidade separada por uma rua de Ponta Porã (MS), a 313 km de Campo Grande.
Os pedrojuaninos terão de voltar às urnas um ano depois das eleições municipais no Paraguai (ocorridas em outubro de 2021) por causa do assassinato do eleito, José Carlos Acevedo. Alvejado a tiros por pistoleiros em frente à prefeitura no dia 17 de maio deste ano, o político do Partido Liberal morreu quatro dias depois.
Como no Paraguai não existe o cargo de vice-prefeito, a administração da cidade ficou a cargo da presidente da Câmara de Vereadores, Carolina Yunis de Acevedo, cunhada do prefeito assassinado. Ela é mulher do governador de Amambay Ronald Acevedo.
Ela assumiu o cargo no dia 23 de maio e vai permanecer até a posse do eleito, marcado para o dia 4 de novembro. Carolina ainda não se manifestou se vai disputar a eleição.
O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai também definiu que as convenções partidárias para definição dos candidatos será no dia 18 de setembro. Depois haverá campanha e a votação no dia 30 de setembro das 7h às 17h. O eleito será proclamado no dia 2 de novembro e empossado dois dias depois.