ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Em ação conjunta, polícias apreendem mais de 100 pescados irregulares

A operação iniciou após vídeo de pesca predatória viralizar em novembro

Por Geniffer Valeriano | 13/12/2023 11:18
Mais de 100 peixes foram apreendidos pela PMA (Foto: Divulgação)
Mais de 100 peixes foram apreendidos pela PMA (Foto: Divulgação)

Em operação conjunta, as Polícias Militar Ambiental e Civil cumprem mandados de busca e apreensão em estabelecimentos que recebem pescado irregular em Aquidauana, cidade a 141 km da Capital. Até o momento, mais de 100 peixes foram recolhidos.

Para o Campo Grande News, a capitã Thamara Moura, da PMA (Polícia Militar Ambiental), explicou que a operação iniciou após vídeo de pescadores no Rio Aquidauana viralizar no mês de novembro. Nas imagens, os homens mostravam uma canoa com cerca de 200 kg a 300 kg de pescado.

“A partir daí iniciou-se uma investigação culminando nos mandados de busca e apreensão de hoje. Então, hoje a Polícia Militar de Aquidauana, Miranda e Campo Grande foram empenhadas junto com a Polícia Civil para cumprir esses mandados de buscas nos estabelecimentos comerciais”, disse a capitã.

Thamara ainda pontua que normalmente os pescadores que realizam a pesca predatória revendem esses animais para esses comércios. Até o momento, a reportagem teve conhecimento da presença da operação em apenas um estabelecimento no Bairro Guanandi, em Aquidauana.

No local, foram encontrados mais de 100 peixes. Dentre os pescados havia as espécies: pacu, pintado, jaú, dentre outros. A contagem e pesagem ainda estão sendo realizadas pela Perícia Civil, por isso ainda não é possível quantificar precisamente o número da apreensão. Outros estabelecimentos ainda receberão a operação.

“Esses peixes que são apreendidos eles são periciados, medido para ver se estão abaixo da medida, se tem marcas de malha ou apetrechos proibidos. Fechando essa parte de pesagem e apreensões, a Polícia Militar Ambiental vai fazer a parte administrativa que é as autuações”, explicou.

Ainda é explicado que os alvos de busca e apreensão responderão por pescar em período ou local no qual a pesca seja proibida, inscrito no artigo 35 do decreto 6.514. A capitã destaca que a autuação é realizada com base no artigo 3 do parágrafo único que diz: "transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espécimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibida".

Os autuados poderão receber multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil. Podendo ter acréscimo por quilo ou fração do produto da pescaria, ou por espécime quando se tratar de produto de pesca para uso ornamental.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias