Em ação contra o coronavírus, monumento Ervateiro ganha máscara de proteção
Ato simbólico reforça a importância do uso da máscara para prevenir a contaminação do novo vírus
O Monumento ao Ervateiro em Dourados, também recebeu máscara de proteção nesta terça-feira (26) em gesto simbólico de conscientização sobre a importância de se prevenir em tempos de pandemia do novo coronavírus. A ação foi uma iniciativa dos voluntários do Rotary Dourados Guaicurus.
“Escolhemos um monumento que pudesse alertar de forma simbólica a necessidade das pessoas utilizarem a mascara como forma de prevenção do coronavirus”, comentou o presidente da entidade, Franz Mendes.
A estátua em homenagem ao Peão dos Ervais, batizada de Ervateiro fica na Avenida Indaiá, em frente à sede da Colônia Paraguaia de Dourados. Ela foi idealizada para homenagear os trabalhadores (a grande maioria vindos do Paraguay) que no início da colonização de Dourados e toda a região trabalhavam no cultivo, colheita e transporte da Erva Mate, o primeiro produto a movimentar a economia local.
Também nesta terça-feira (26) o Rotary inaugurou uma unidade fotovoltaica no Ceia (Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto) que oferece diversas atividades educacionais à crianças e adolescentes da cidade. O projeto custou R$ 85 mil e foi custeado com recursos próprios do Rotary (50%) e ajuda da iniciativa privada.
“São 76 placas solares que vão produzir energia para a unidade e devem representar uma economia de pelos menos R$ 3 mil para a instituição”, completa Franz. Desde o início da pandemia os associados ao Rotary Club de Dourados Guaicurus, junto com o Rotaract de Dourados realizou a entrega de vinte cestas básicas para a Associação de Combate ao Cancer da Grande Dourados.
Em conjunto com os demais clubes de Rotary de Dourados e em parceria com a Polícia Militar a entidade também participou da entrega de oito toneladas de alimentos a comunidades carentes de Dourados.