Em nível de alerta, cheia do Rio Taquari pode causar inundações em Coxim
Águas estão próximas da cota de emergência, mas Defesa Civil considera risco ainda pequeno
O nível do Rio Taquari, em Coxim, chegou aos 4,71 metros nesta quinta-feira (26), segundo o boletim do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A cota é considerada sinal de alerta e precede a emergencial – acima de 5 metros.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
```html
O nível do Rio Taquari em Coxim atingiu 4,71 metros, sinal de alerta para inundações, segundo o Imasul. Apesar do risco ser baixo atualmente, chuvas previstas para o fim de 2024 e início de 2025 podem elevar o nível do rio, principalmente na região norte de Mato Grosso do Sul. A prefeitura de Coxim monitora a situação, considerando o aumento significativo de chuvas em cidades vizinhas que escoam para o Rio Taquari. Após uma seca histórica, o rio e outros da região, como o Paraguai e o Miranda, estão voltando aos níveis normais. A Defesa Civil orienta moradores a contatarem os serviços de emergência caso observem elevação significativa do nível das águas.
```
Segundo a Defesa Civil do município, há risco de inundações, mas ele ainda é pequeno.
Podem contribuir para o aumento do nível atual as chuvas previstas para os últimos dias de 2024 e os primeiros de 2025 pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado). E de acordo com a Climatempo, elas podem ser mais intensas na faixa norte de Mato Grosso do Sul, justamente onde fica Coxim.
Em nota publicada no site oficial, a prefeitura afirma que "está atenta à quantidade de chuvas que tem afetado a cidade e as regiões adjacentes, especialmente ao longo dos rios Coxim e Taquari".
A nota cita aumento significativo nos volumes de chuva que caíram recentemente em São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes, que escoam diretamente até o Rio Taquari, em Coxim. "Essa situação representa um risco potencial para as moradias e famílias que vivem às margens do rio", atentou.
Seca - Este ano, o Rio Taquari foi um dos impactados pela seca histórica que atingiu Mato Grosso do Sul e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, de forma atípica.
O Rio Paraguai e o Rio Miranda foram outros que sofreram com a escassez de chuvas e só agora estão voltando às suas cotas normais, de acordo com monitoramento também do Imasul.
Orientação - A Defesa Civil de Coxim orienta moradores a entrar em contato com serviços de emergência caso notem a elevação do nível das águas.
O órgão está disponível no número (67) 99962-3206 para atendimento. O Corpo de Bombeiros também poderá ser acionado ligando 193.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.