Em protesto por falta de professor, moradores bloqueiam rodovia
Escola de Itahum, distrito que fica a 60 km de Dourados, só teve dois dias de aula neste ano; bloqueio durou duas horas
Moradores de Itahum, no município de Dourados, interditaram hoje (21) por duas horas a MS-270, único acesso ao distrito, em protesto contra a falta de professores na Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano Perequeté, que tem 250 alunos.
Iniciado às 8h e encerrado duas horas depois, o bloqueio ocorreu na entrada do distrito, que fica a 60 km da área central de Dourados. Uma fila de caminhões e carros de passeio se formou na estrada, que liga aos municípios de Maracaju e Ponta Porã.
Único representante do poder público no local, o vereador Olavo Sul (PEN), disse ao Campo Grande News que em 2018 a escola teve aula por apenas dois dias apenas para algumas séries e depois foi fechada por falta de professores.
“Já faz 35 dias que a escola está sem aula. Os moradores afirmam que se a prefeitura não resolver a situação, vão trancar a estrada novamente. Tentei entrar em contato com a Secretaria de Governo e com a prefeita Délia Razuk, mas ninguém me deu retorno”, afirmou o vereador.
A maioria das escolas municipais de Dourados ainda enfrenta falta de professores depois que a prefeitura teve de demitir 300 contratados por ordem judicial e convocar aprovados em concurso público
Neste ano o juiz da 6ª Vara Cível, José Domingues Filho, autorizou o município a contratar temporariamente os próprios convocados do concurso até a posse definitiva, mas muitas escolas ainda estão sem professor para todas as séries.