Enchentes obrigam prefeitura de Coxim a decretar estado de emergência
A prefeita de Coxim, Dinalva Mourão (PMDB,) decretará estado de emergência nesta segunda-feira (7), por conta das enchentes que alagaram o município. Os técnicos da prefeitura estão vistoriando as áreas mais atingidas.
Segundo Dinalva a publicação deverá ser enviada ainda hoje para imprensa oficial. O decreto também será postado no site da prefeitura.
Nos próximos dias, os alunos das áreas rurais não poderão ir às escolas. O transporte escolar será suspenso, as estradas da zona rural desapareceram em meio aos alagamentos. A prefeita avisa também que poderá suspender as aulas por conta das cheias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Aluízio Muller, a situação dos rios Taquari e Coxim é preocupante. Nesta manhã o nível do rio subiu 15 centímetros e já alcança 6,10 metros, três a mais do que a média normal do rio.
Cerca de 120 famílias de ribeirinhos já foram removidas de suas casas e levadas para abrigos, casas de amigos ou familiares.
O rio Taquari já invadiu as avenidas Filinto Muller e Presidente Vargas no centro de Coxim. A ponte velha da cidade está totalmente interditada para carros e pedestres, pois a água já ultrapassou o nível da ponte.
Nesta manhã desta segunda-feira, o sol saiu na cidade, porém a maior preocupação são as chuvas que caem nas cabeceiras dos rios Taquari e Coxim. As águas dos municípios de São Gabriel, Alcinópolis, Camapuã e Pedro Gomes colaboram para que o nível do rio aumente.
"Agora não está chovendo, mas a preocupação é que na área do município de Pedro Gomes continua a chuva na cabeceira do rio Taquari” alerta o coordenador da defesa civil, José Aluisio Muller.