ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Eucalipto encosta em rede de alta tensão e mata casal eletrocutado

Brigadistas combatiam incêndio em vegetação, quando encontraram as vítimas grudadas na cerca

Por Antonio Bispo | 17/09/2024 08:11
Vista aérea de Aparecida do Taboado, onde o caso aconteceu (Foto: Reprodução/AparecidaMS)
Vista aérea de Aparecida do Taboado, onde o caso aconteceu (Foto: Reprodução/AparecidaMS)

Casal, de 36 e 42 anos, morreu eletrocutado, na tarde de segunda-feira (16), em uma propriedade rural localizada em Aparecida do Taboado, distante 458 quilômetros de Campo Grande, após encostar em uma cerca que estava energizada.

Conforme boletim de ocorrência, militar do Corpo de Bombeiros estava na propriedade para controlar um incêndio em vegetação que atingia o local.

Quando se deslocava para a área dos fundos, encontrou um dos funcionários com as mãos na cabeça, apavorado, informando que um casal havia acabado de receber descarga elétrica e que ambos estavam mortos.

A mulher estava com um enorme corte na região do pescoço, enquanto o homem estava com o corpo parcialmente carbonizado devido à descarga elétrica. As pessoas em volta foram orientadas a não se aproximarem.

Uma equipe da concessionária de energia da região chegou minutos depois e desligou a rede. O militar informou que no local haviam diversos eucaliptos que estavam sendo cortados e que o galho de um deles encostou na rede de alta tensão.

Com isso, a madeira rompeu dois fios da cerca que divide a propriedade, energizando os fios. A perícia foi acionada e constatou que o incêndio que ocorria no local foi causado pelo rompimento do fio de alta tensão.

Devido a uma das testemunhas não ter fornecido informações precisas sobre o ocorrido, os peritos retornaram ao local na manhã desta terça-feira (17), com um drone, que vai ajudar a analisar melhor o local que possa indicar as causas do acidente e das mortes.

O caso foi registrado na delegacia da cidade como morte a esclarecer.

Em nota, a Energisa, concessionária de energia que atua na cidade, reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores, com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Destaca, ainda, que em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore e  entre em contato com a Energisa.

"Galhos de árvores próximos à rede elétrica podem provocar interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico", afirmou a empresa.

Orientações de segurança

  • Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
  • Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
  • Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.
  • Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
  • Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos entre em contato com a Energisa;
  • Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

(*) Matéria editada às 9h38 para acréscimo de nota.

Nos siga no Google Notícias