Ex-vereador volta à equipe de Délia Razuk após exoneração por nepotismo
Albino Mendes assume comunicação um ano após deixar Fundação de Saúde por recomendação do Ministério Público
O ex-vereador e ex-vice-prefeito Albino Mendes está de volta à equipe da prefeita Délia Razuk (PR) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Um ano depois de ser exonerado da presidência da Fundação de Saúde por recomendação do Ministério Público por implicação com a lei do nepotismo, o veterano radialista douradense assumiu hoje (26) a comunicação da prefeitura.
Albino Mendes assume a vaga deixada pela também ex-radialista Elizabeth Salomão, que pediu demissão ainda no ano passado, mas só agora foi substituída. Em um ano à frente da comunicação, a atual presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) colecionou críticas pela falta de sintonia com os veículos de comunicação. Tanto ela quanto Albino são amigos da família Razuk.
Nepotismo – Em fevereiro do ano passado, Albino Mendes teve de pedir exoneração da Fundação de Saúde após o Ministério Público ver indícios de violação à lei do nepotismo, já que na época o filho do ex-vereador, o médico Éverton Basílio Pacco Mendes, já era diretor técnico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Éverton Mendes continua dirigindo a UPA, mas, no entendimento da prefeitura, neste caso não há caso de nepotismo. A assessoria de comunicação é cargo de segundo escalão, mas existem boatos de bastidores de que o órgão voltará a ter status de secretaria.
Outras mudanças – Nesta manhã, além da nomeação de Albino Mendes, a prefeita Délia Razuk reuniu assessores e vereadores aliados para anunciar outras mudanças na equipe.
Renato Marin Machado Faria, professor efetivo da Rede Municipal de Ensino há 18 anos e atual diretor da Escola Municipal Weimar Torres, assume a Secretaria de Educação. Ele substitui a professora Denise Portolan, que pediu demissão.
Outro servidor de carreira, Carlos Dobes Vieira, até então diretor de geoprocessamento, assume a Secretaria de Planejamento. O cargo vinha sendo ocupado interinamente pelo secretário de Obras Tahan Sales Mustafa desde dezembro, quando o ex-prefeito José Elias Moreira pediu exoneração, alegando divergências com outros assessores da prefeita.
Jorge Augusto Ramos Lopes, o Peu, deixa a coordenação do Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão para assumir a Secretaria de Cultura na vaga de Gil Esper, outro que pediu demissão.
Marcos Roberto Soares, o Marcão da Sepriva, que foi candidato a vereador, assume a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária. O atual titular, Landmark Ferreira Rios assume a Secretaria de Assistência Social no lugar de Ledi Ferla, que deixou a pasta para tomar posse como assistente social efetiva. Os dois são da cota do PT.
Com isso, o PT perde espaço na administração de Délia Razuk. Apesar de o partido ter oficialmente se coligado com o PMDB de Renato Câmara em 2016, alguns petistas como os deputados Vander Loubet e Zeca do PT apoiaram a candidatura de Délia.