Fogo toma conta de fazendas em Paranaíba e mata animais
A suspeita é de que um curto-circuito na rede elétrica numa área de mata tenha iniciado o incêndio
Ao menos dez propriedades rurais de Paranaíba, a 408 Km de Campo Grande, foram tomadas pelo fogo na tarde de ontem. Animais mortos, redemoinho em meio à queimada e a vegetação completamente destruída são as cenas que se viram por lá. Foram afetadas áreas de produção de gado de corte, áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente e fazendas de eucalipto.
A suspeita é de que um curto-circuito na rede elétrica numa área de mata perto de uma das propriedades tenha iniciado o fogo. Os produtores, em sua maioria de gado de corte, ainda não contabilizaram o prejuízo e ainda não foi possível identificar a quantidade de animais mortos ou mesmo o tamanho da área afetada.
Vídeos das redes sociais e enviados ao Campo Grande News mostram o tamanho do estrago. Neles, é possível ver ao menos um boi morto em meio ao cenário de cinzas, redemoinho de fumaça que se formou durante o fogo, curral desmoronado e muita fuligem. Nenhum tom de verde se vê mais no pasto em longa e extensa área mostrada nas imagens.
O meteorologista Natálio Abraão explicou que houve a formação de redemoinho porque “a diferença de temperatura entre o ar e o solo criou uma área de baixa pressão que fortalece os ventos em volta, fazendo a fumaça girar no sentido horário”.
Procurado, o Sindicato Rural do município não passou informações, mas nas redes sociais, após a tragédia, a entidade postou a orientação para que os fazendeiros registrem boletim de ocorrência sobre o caso para “resguardar os produtores rurais que tiveram suas propriedades atingidas pelos incêndios”, cita a página.
Também foi disponibilizado aos atingidos oito abafadores e quatro sopradores, para uso emergencial, e ainda acordada isenção de cobrança da comissão de venda de gado por parte da leiloeira responsável pela mediação. Hoje não houve fogo na região.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.