ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Forças Armadas combatem crimes na fronteira com Bolívia e Paraguai

Operação foi iniciada nesta quarta para aumentar segurança na região

Por Gustavo Bonotto, com informações de Agência Brasil | 20/09/2023 21:42
Policial revista materiais em picape na BR-163. (Foto: Reprodução/Ministério da Defesa)
Policial revista materiais em picape na BR-163. (Foto: Reprodução/Ministério da Defesa)

O Ministério da Defesa iniciou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Ágata Oeste 2023, que visa aumentar a segurança na região de fronteira entre Mato Grosso do Sul com Bolívia e Paraguai, marcada pelo tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa e coordenada pelo Comando do 6º Distrito Naval, dando apoio aos OSPF (Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização), com o emprego das Forças Armadas, que, de forma conjunta e integrada, atuam nas faixas de fronteira com ações preventivas e repressivas.

Uma das medidas é a ativação do Comando Conjunto Ágata Oeste, que tem a participação de 1.300 militares e de órgãos de segurança pública, ambiental e de fiscalização.

“A expectativa com a Ágata Oeste é inibir a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais no período da operação, ocasionando, naturalmente, um aumento da segurança e melhorando a nossa consciência situacional e dos demais órgãos envolvidos”, informou o comandante da operação e contra-almirante, Iunis Távora Said, em nota do ministério.

São realizados patrulhamentos fluviais e terrestres; pontos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em embarcações e veículos; cumprimento de mandado de busca e apreensão, além de Ações Cívico-Sociais.

Em 2022, cerca de 32 toneladas de drogas, como maconha, cocaína, pasta base de cocaína e crack, foram apreendidas nas cidades fronteiriças, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

A operação conta ainda com apoio de oito aeronaves e dez viaturas. As Forças Armadas irão promover ações sociais, como atendimento médico e doação de roupa para comunidade local.

Participam: a Polícia Civil, Militar, Federal, Ambiental, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Receita Federal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias