ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Forças Armadas combatem crimes na fronteira com Bolívia e Paraguai

Operação foi iniciada nesta quarta para aumentar segurança na região

Por Gustavo Bonotto, com informações de Agência Brasil | 20/09/2023 21:42
Policial revista materiais em picape na BR-163. (Foto: Reprodução/Ministério da Defesa)
Policial revista materiais em picape na BR-163. (Foto: Reprodução/Ministério da Defesa)

O Ministério da Defesa iniciou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Ágata Oeste 2023, que visa aumentar a segurança na região de fronteira entre Mato Grosso do Sul com Bolívia e Paraguai, marcada pelo tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa e coordenada pelo Comando do 6º Distrito Naval, dando apoio aos OSPF (Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização), com o emprego das Forças Armadas, que, de forma conjunta e integrada, atuam nas faixas de fronteira com ações preventivas e repressivas.

Uma das medidas é a ativação do Comando Conjunto Ágata Oeste, que tem a participação de 1.300 militares e de órgãos de segurança pública, ambiental e de fiscalização.

“A expectativa com a Ágata Oeste é inibir a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais no período da operação, ocasionando, naturalmente, um aumento da segurança e melhorando a nossa consciência situacional e dos demais órgãos envolvidos”, informou o comandante da operação e contra-almirante, Iunis Távora Said, em nota do ministério.

São realizados patrulhamentos fluviais e terrestres; pontos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em embarcações e veículos; cumprimento de mandado de busca e apreensão, além de Ações Cívico-Sociais.

Em 2022, cerca de 32 toneladas de drogas, como maconha, cocaína, pasta base de cocaína e crack, foram apreendidas nas cidades fronteiriças, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

A operação conta ainda com apoio de oito aeronaves e dez viaturas. As Forças Armadas irão promover ações sociais, como atendimento médico e doação de roupa para comunidade local.

Participam: a Polícia Civil, Militar, Federal, Ambiental, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Receita Federal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias