Grupo de servidores fraudava licitações para desviar verbas
No total, foram cumpridos 16 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e um de prisão em Campo Grande
A Operação Velatus foi deflagrada na manhã desta terça-feira (13), pelo Gaeco ( (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), contra fraudes em licitações na Prefeitura Municipal de Terenos.
No total, foram cumpridos 16 mandados em Terenos e na Capital, um deles foi em Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo, e um de prisão em Campo Grande.
Conforme a investigação, o grupo criminoso, que contava com a participação de servidores públicos municipais, se utilizava de pessoas jurídicas e CNPJs sem qualquer tipo de experiência, para desviar dinheiro público reservado para execução dos contratos celebrados.
O nome da operação em latim quer dizer “velado”. A expressão remete à forma de atuação dos investigados, que agiram de forma traiçoeira e velada para praticar crimes contra a Administração Pública.
A reportagem tentou falar com o prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke (PSDB), mas as ligações não foram atendidas. Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a movimentação de policiais no município, na Rua Pedro Celestino.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.