Imagens do caos: fogo e fumaça tomam conta de áreas com eucalipto em Água Clara
Incêndio começou semana passada, foi debelado, mas chamas voltaram com mais força à região
A imensa coluna de fumaça escura torna mais impressionante o incêndio que está atingindo fazendas de eucalipto em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na semana passada, foi combatido, mas voltou, sendo necessário o envio de reforço.
O primeiro foco atingiu 6,5 mil hectares das fazendas. Agora, após a reignição, foram mais 3,5 mil hectares queimados.
Uma das propriedades rurais atingidas é a Lobo, de propriedade da Arauco, com 24,5 mil hectares. Além delas, segundo informações apuradas pela reportagem estão as fazendas Bananal, Boa Vista, Filomena, Cachoeira Alta e Eucalipto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes conseguiram combater o fogo que começou na semana passada, ficando brigadistas de empresa local no monitoramento. Porém, o incêndio voltou, com magnitude que não era esperada.
Hoje, equipes da Força Nacional e dos bombeiros do Rio Grande do Sul, que chegaram para reforçar a Operação Pantanal, foram enviados até o local.
As fazendas tem em comum a produção de eucalipto, que atendem as empresas de celulose instaladas em Mato Grosso do Sul.
Pelas imagens é possível ver a altura da fumaça e o fogo que ainda consome a área. Em outro vídeo, um homem comenta que fogo “pulou” para outra fazenda.
Em nota, a Arauco informa que foram registrados, nas últimas semanas, focos de incêndio em sua área florestal e áreas vizinhas, nos municípios de Inocência e Água Clara. "Diante do crítico cenário de alerta sobre incêndios em diversos Estados do país, a Arauco mantém monitoramento constante", informou, explicando que as equipes se deslocam, atuando em conjunto com poder público, empresas e proprietários rurais da região.
A Arauco informa, ainda, que coloca à disposição da população canal para contato ativo 24 horas por dia: (67) 9 9833-5189.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
#matéria atualizada às 11h58 para acréscimo da nota da Arauco.