ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Inaugurado há um ano, “bondinho” está sem funcionar em cartão-postal de Corumbá

A ligação é entre a Avenida General Rondon e Travessa Mercúrio, no Porto Geral, orla do Rio Paraguai

Aline dos Santos | 02/07/2023 15:23
Bondinho foi inaugurado em maio de 2022, mas não funciona. (Foto: Fábio Marchi/MS Diário)
Bondinho foi inaugurado em maio de 2022, mas não funciona. (Foto: Fábio Marchi/MS Diário)

Inaugurado em 13 de maio do ano passado com a presença do então ministro de Turismo, o bondinho de Corumbá, que deveria ligar as partes Alta e Baixa da cidade pantaneira, segue sem funcionar.

“O bondinho foi inaugurado, mas depois nunca mais funcionou. Como vereador, venho cobrando o funcionamento do bondinho. E foram investidos mais de R$ 1 milhão e hoje não funciona. Já tenho dezenas de requerimentos cobrando o Poder Executivo o por quê do não funcionamento, mas nunca tem resposta concreta. Infelizmente, hoje nós só temos as ladeiras para dar acesso as partes Alta e Baixa da cidade”, afirma o vereador Luis Francisco de Almeida Vianna, o Chicão.

Outra opção de ligação seria a Escadinha da XV, mas está fechada. De acordo com o MS Diário, moradores relataram ser comum a presença de usuários de drogas na estrutura abandonada.

A obra de requalificação do Funicular/Plano Inclinado custou R$ 1,4 milhão. Com capacidade para seis pessoas, o elevador foi instalado para aumentar a mobilidade e facilitar o acesso de moradores, turistas e PcD (Pessoas com Deficiência) às áreas históricas de um dos cenários considerado um dos cartões-postais de Corumbá.

A ligação é entre a Avenida General Rondon e Travessa Mercúrio, no Porto Geral, orla do Rio Paraguai. O elevador foi instalado para percorrer um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, com distância de 19 metros entre as plataformas superior e inferior.

De acordo com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), o Poder Executivo está finalizando um projeto de concessão para o vencedor fazer a administração do bondinho. “Hoje é impossível o município arcar com a despesa”, afirma.

Prefeito Marcelo Iunes (ao centro) durante inauguração do bondinho. (Foto: Clóvis Neto)
Prefeito Marcelo Iunes (ao centro) durante inauguração do bondinho. (Foto: Clóvis Neto)


Nos siga no Google Notícias