Inaugurado há um ano, “bondinho” está sem funcionar em cartão-postal de Corumbá
A ligação é entre a Avenida General Rondon e Travessa Mercúrio, no Porto Geral, orla do Rio Paraguai
Inaugurado em 13 de maio do ano passado com a presença do então ministro de Turismo, o bondinho de Corumbá, que deveria ligar as partes Alta e Baixa da cidade pantaneira, segue sem funcionar.
“O bondinho foi inaugurado, mas depois nunca mais funcionou. Como vereador, venho cobrando o funcionamento do bondinho. E foram investidos mais de R$ 1 milhão e hoje não funciona. Já tenho dezenas de requerimentos cobrando o Poder Executivo o por quê do não funcionamento, mas nunca tem resposta concreta. Infelizmente, hoje nós só temos as ladeiras para dar acesso as partes Alta e Baixa da cidade”, afirma o vereador Luis Francisco de Almeida Vianna, o Chicão.
Outra opção de ligação seria a Escadinha da XV, mas está fechada. De acordo com o MS Diário, moradores relataram ser comum a presença de usuários de drogas na estrutura abandonada.
A obra de requalificação do Funicular/Plano Inclinado custou R$ 1,4 milhão. Com capacidade para seis pessoas, o elevador foi instalado para aumentar a mobilidade e facilitar o acesso de moradores, turistas e PcD (Pessoas com Deficiência) às áreas históricas de um dos cenários considerado um dos cartões-postais de Corumbá.
A ligação é entre a Avenida General Rondon e Travessa Mercúrio, no Porto Geral, orla do Rio Paraguai. O elevador foi instalado para percorrer um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, com distância de 19 metros entre as plataformas superior e inferior.
De acordo com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), o Poder Executivo está finalizando um projeto de concessão para o vencedor fazer a administração do bondinho. “Hoje é impossível o município arcar com a despesa”, afirma.