Vereadores de Corumbá se apresentam como nomes para disputar prefeitura
Quatro parlamentares se lançam como pré-candidatos ao Executivo e já iniciam tratativas com o governador
Uma comitiva da Câmara Municipal de Corumbá cumpriu agenda com o governador Eduardo Riedel (PSDB), nesta quinta-feira (23), em Campo Grande, para tratar de projetos estruturantes para a cidade localizada a 419 km da Capital. Além disso, o grupo aproveitou a oportunidade para tratar da sucessão do prefeito Marcelo Iunes (PSDB), nas eleições municipais de 2024.
Conforme o presidente da Casa de Leis de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB), já existem quatro nomes se apresentando como pré-candidatos da base do governo. Além dele, os outros dois tucanos são Luciano Signorelli Costa e Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos e o vereador Elio Moreira Junior do PTB.
“Nós, vereadores da base, fizemos algumas conversas entre nós e estamos unidos nesse sentido. Vamos dialogar por Corumbá e estamos dispostos a chegar a um consenso juntos, que hoje não existe”, explica.
Ele afirmou que o grupo deixou o governador tranquilo quanto à governabilidade do prefeito. “O Riedel disse que está um pouco cedo para falar de nomes. Mas que temos o direito de nos articular e tentar se viabilizar até a eleição. O governador ressaltou que o foco agora é trabalhar por Corumbá”, completou Bira.
O grupo de parlamentares acredita que o ex-deputado Paulo Duarte (PSB) deva assumir a cadeira da Assembleia Legislativa. Vale lembrar que o corumbaense ganhou na Justiça Eleitoral o direito de assumir o mandato, já que Rafael Tavares (PRTB) não cumpriu com a lei de cotas no partido. O caso está em fase de recurso. No entanto, a população espera ter ao menos um representante da cidade na esfera estadual.
Os vereadores afirmaram que tentaram uma agenda com o presidente do diretório regional do PSDB e ex-governador Reinaldo Azambuja. O encontro deve ocorrer em outra oportunidade. A reportagem procurou o presidente, mas ele não retornou o contato.
Já Marcelo Iunes confirmou que sabe da mobilização interna no ninho tucano. “Eles começaram a se articular. Alguns já vieram conversar comigo. Respeito o desejo de todos, mas temos outros pré-candidatos de dentro do Executivo”, pontuou. Dentre o mais cotado do grupo da prefeitura para suceder Iunes está o secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, o Pardal.