ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Política

Horas antes de abertura de propostas, TCE suspende licitação de prefeitura

Certame prevê eventual compra de alimentos

Jéssica Benitez | 10/02/2023 07:19
Horas antes de abertura de propostas, TCE suspende licitação de prefeitura
Prefeitura de Corumbá (Foto Assessoria)

Decisão do conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Osmar Jeronymo, suspendeu processo licitatório da Prefeitura de Corumbá de registro de preços para eventual compra de alimentos perecíveis e não perecíveis, estimada em R$ 14 milhões. A abertura para as propostas ocorreria na manhã desta sexta-feira (10).

Em análise ao certame, equipe técnica constatou conjunto de irregularidades que, caso não seja corrigido, pode trazer dano aos cofres públicos. A compra seria para atender as demandas dos órgãos da administração direta e indireta do Município.

Segundo publicado no Diário Oficial, o Executivo deixa lacunas na parte em que fala sobre documentação relativa à regularidade fiscal da empresa que for vencedora, além de não estabelecer critérios objetivos para qualificação técnica e prazo impreciso para entrega das amostras dos produtos licitados.

Sendo assim, para o conselheiro, “está presente no potencial risco de prejuízo ao erário, em razão das inconsistências apontadas”, avalia. Portanto, há “iminência da prática de ato potencialmente danoso, o que pode inviabilizar a competição e resultar em contratação desvantajosa e irregular”, completa.

Diante do que foi apontado, Jeronymo determinou a imediata suspensão da licitação até que as irregularidades sejam sanadas e outra decisão, liberando a continuidade do processo, seja proferida pela TCE-MS. A Prefeitura de Corumbá deve comprovar o cumprimento da determinação dentro de cinco dias, passível de multa de R$ 85 mil.

Serão notificados o secretário municipal de Gestão e Planejamento de Corumbá, Eduardo Aguilar Iunes, e o superintendente de Compras e Licitação responsável pela condução do certame, Felipe Rocha de Almeida.

Nos siga no Google Notícias