ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Incêndios no Pantanal forçam evacuação de escola na região do Paraguai-mirim

De acordo com o Instituto Acaia, as aulas da Escola Jatobazinho serão retomadas assim que a situação melhorar

Por Mylena Fraiha | 07/06/2024 13:49
Fumaça é avistada às margens do Rio Paraguai, próximo à Escola Jatobazinho, na região do Pantanal de Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)
Fumaça é avistada às margens do Rio Paraguai, próximo à Escola Jatobazinho, na região do Pantanal de Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)

A intensificação dos focos de incêndio florestal no Pantanal fez com que as chamas se aproximassem da margem do Rio Paraguai, oposta à Escola Jatobazinho, na região do Paraguai-mirim, em Corumbá, a 425 km da Capital. Como medida de segurança, os alunos foram dispensados das atividades nesta sexta-feira (7).

Mantida pela Acaia Pantanal, a escola atende 40 alunos que permanecem na instituição durante a semana, além de contar com 34 adultos envolvidos na sua operação. O Acaia Pantanal divulgou que a evacuação foi realizada para garantir a segurança e preservação da vida dos alunos e educadores. De acordo com o instituto, as aulas serão retomadas assim que a situação melhorar.

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro), estava combatendo incêndios cerca de 20 minutos acima da unidade escolar. A brigada se deslocou no final da tarde de ontem (6) para prestar apoio à escola. Depois de criar uma linha de defesa, um trabalho que levou mais de duas horas, a equipe permaneceu em alerta na região.

"Usamos nossa moto-bomba e outros equipamentos para tentar resfriar ao máximo a vegetação e o solo nas proximidades da margem. A intenção foi reduzir as chamas que seguiam em direção ao rio. Reduzir o fogo pode evitar que ele pule o rio e chegue à escola", explicou o brigadista Arilson Borges.

Brigadista da Brigada Alto Pantanal em ação de combate às chamas na região do Pantanal do Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)
Brigadista da Brigada Alto Pantanal em ação de combate às chamas na região do Pantanal do Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)

Combate ao incêndio - Desde que a equipe começou a atuar na linha de frente para combater o fogo na região do Paraguai-mirim nesta semana, os brigadistas já percorreram mais de 170 km. A comunidade local tem fornecido apoio em algumas atividades.

A Brigada Alto Pantanal tem realizado, desde terça-feira (4), linhas de defesa para proteger comunidades e escolas, além de combater diretamente o fogo. Entre os equipamentos utilizados pela equipe estão roçadeiras, sopradores, mais de 100 metros de mangueira, moto-bombas e embarcações fluviais.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul também está com equipes espalhadas pelo Pantanal para combater os incêndios florestais. O Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está mobilizando suas equipes na região, e a Marinha do Brasil está prestando apoio em alguns combates.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias