Índios e moradores fazem protesto contra presença de Força Nacional
Poucos mais de 30 pessoas entre índios e moradores de Sidrolândia fazem passeata neste momento no Centro da cidade contra o envio da Força Nacional para intervir no conflito entre indígenas e fazendeiros na fazenda Buriti. Com cartazes dizendo “Dilma é uma vergonha para o País”, eles vão rumo à prefeitura.
Embora seja pacífica, os protestantes seguem gritando que “índios não são bandidos e só querem terra para plantar”. A mobilização também tem a presença de crianças. A reintegração de posse da fazenda, marcada inicialmente para ocorrer hoje, foi suspensa.
O acerto foi mediado pela AGU (Advocacia Geral da União). A contrapartida solicitada aos índios é a pacificação da área. Mesmo assim, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a Força Nacional vai permanecer na propriedade para garantir segurança, tanto de fazendeiros, quanto de índios.
A tropa ainda esta em Campo Grande. Um primeiro grupo, de 50 homens, ainda aguarda a chegada de outros 60 que vão reforçar a segurança na área. Também não foi definido como será a atuação em Sidrolândia.