ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Justiça desobriga hospital de oferecer cirurgia neurológica em Três Lagoas

Antes, decisão liminar deu o prazo de seis meses para o serviço ser implantado

Por Cassia Modena | 02/08/2024 14:09
Fachada do Hospital Maria Auxiliadora, localizado em Três Lagoas (Foto: Divulgação)
Fachada do Hospital Maria Auxiliadora, localizado em Três Lagoas (Foto: Divulgação)

A Justiça voltou atrás da decisão liminar de obrigar a oferta de cirurgias neurológicas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, ao deferir recurso apresentado em segunda instância pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

Em primeira instância, o prazo de seis meses contados a partir do fim daquele mês havia sido dado para a instituição começar a oferecer a cirurgia e também ter atendimento em neurologia relacionado ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) tipo dois para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A prefeitura deveria providenciar isso.

Quem pediu os novos serviços foi o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), após constatar que a demanda por eles é grande em Três Lagoas. Ainda mais considerando que pacientes de municípios próximos (Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria) são encaminhados para o hospital.

Após o recurso ser apresentado, o MPMS argumentou que nem o arriscado encaminhamento de moradores da região para o atendimento neurológico na Capital, a mais de 300 quilômetros, está satisfazendo, já que "os pacientes do SUS [da região de Três Lagoas] estão buscando individualmente o Poder Judiciário para terem suas necessidades de saúde atendidas na área". Dois casos assim foram citados como exemplo.

Mesmo assim, a Justiça acolheu o argumento do Estado de que a instalação é "nítido ato administrativo complexo", não cabendo ao Judiciário fazer a imposição por meio de liminar. O processo segue tramitando.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias