ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Lombadas são reativadas em escolas e multas começam dia 16

Equipamentos foram ligados em frente a nove escolas de Dourados e funcionam em período educativo

Por Helio de Freitas, de Dourados | 02/02/2024 14:36
Lombada instalada na Rua Mozart Calheiros já está ligada e começa a multar dia 16 (Foto: Divulgação)
Lombada instalada na Rua Mozart Calheiros já está ligada e começa a multar dia 16 (Foto: Divulgação)

Lombadas eletrônicas instaladas em frente a nove estabelecimentos de ensino foram religadas e no dia 16 deste mês começam a multar quem desrespeitar o limite de velocidade em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

Segundo a prefeitura, nessas duas semanas, os equipamentos vão funcionar em período educativo, para que os condutores se acostumem com o sistema de controle de velocidade.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (2) e está amparada no aumento do número de acidentes causados por excesso de velocidade e por desrespeito ao sinal vermelho. No primeiro mês do ano, quatro pessoas morreram em acidentes no perímetro urbano de Dourados.

No ano passado, 41 equipamentos foram instalados pela empresa terceirizada do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), mas no dia 31 de julho, a prefeitura anunciou que a ativação seria suspensa por prazo indefinido.

Diante do aumento dos acidentes com mortes, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS, retomou o período educativo das lombadas eletrônicas em frente às escolas, dos sensores de avanço de sinal vermelho e sensores de controle de caminhões.

“Neste mês vamos ter a volta das aulas nas escolas públicas e nas escolas particulares já começaram. As lombadas eletrônicas estão nas vias mais movimentadas e que precisam ser mais bem monitoradas”, explicou diretora-presidente da Agetran Mariana de Souza Neto.

Segundo a prefeitura, a retomada do sistema eletrônico é reflexo direto de estudos feitos para identificar pontos críticos no acesso às unidades de ensino, considerando o número de alunos nos turnos e fluxo de veículos.

As lombadas eletrônicas estão ativadas na Escola Municipal Maria da Rosa Câmara( Rua Joaquim Teixeira Alves), Escola Municipal Bernardina de Almeida (Rua Eulália Pires), Escola Municipal Pedro Palhano (Avenida Presidente Vargas), Escola Municipal Luiz Antônio (Rua Eurides de Mattos Pedros), Escola Estadual Menodora de Figueiredo (Avenida Weimar Gonçalves Torres), Escola Estadual Maria da Glória (Rua Mozart Calheiros), Escola Estadual José Pereira Lins (Rua Alcides José de Macedo), Colégio Bandeirante (Rua Monte Alegre) e Colégio Objetivo (Avenida Presidente Vargas).

Semáforos e caminhões – Conforme a Agetran, os próximos 15 dias também serão de período educativo para os sensores de avanço semafórico, ativados nos 20 principais cruzamentos da área urbana, entre os quais Marcelino Pires com Hayel Bon Faker e nos cruzamentos do Shopping Avenida Center.

O tráfego de caminhões no perímetro urbano também terá fiscalização mais rigorosa. Uma das mortes registradas em janeiro foi causada justamente por veículo de grande porte em local que não poderia circular. Os sensores de caminhões estão instalados nas entradas da cidade e identificam os veículos circulando na área de restrição.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias