ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após Detran instalar 41 equipamentos, prefeito desiste de ativar lombadas

Prefeitura informou que decisão vale por tempo indeterminado; radares terão de ser removidos

Helio de Freitas, de Dourados | 31/07/2023 11:41
Lombada instalada na Rua Mozart Calheiros; prefeitura desistiu de aplicar multas (Foto: Divulgação)
Lombada instalada na Rua Mozart Calheiros; prefeitura desistiu de aplicar multas (Foto: Divulgação)

Os 41 equipamentos eletrônicos de controle de velocidade instalados nos últimos meses e colocados para funcionar em caráter experimental em Dourados (a 251 km de Campo Grande) não serão mais ativados. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31) pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Criticado por moradores nas redes sociais e emissoras de rádio, acusado de instalar “indústria da multa” na cidade, o prefeito recuou da decisão de ligar os radares e lombadas eletrônicas seis dias após o fim do período de funcionamento educativo.

Nos últimos meses, empresa contratada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) instalou os equipamentos em diversos pontos do perímetro urbano e colocou os radares e lombadas para funcionar em caráter educativo.

Placas de advertência foram instaladas nesses locais para informar que, a partir de 25 de julho, quem desrespeitasse o limite de velocidade seria multado. Entretanto, na semana passada, a prefeitura adiou o início das multas e hoje o prefeito comunicou, em entrevista coletiva, que o funcionamento está suspenso por tempo indeterminado.

Segundo Alan Guedes, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai apostar no caminho da educação dos condutores para reduzir o excesso de velocidade em Dourados. Nos sete primeiros meses de 2023, 19 pessoas morreram em acidentes de trânsito na cidade.

“Não tenho dúvida de que reduzir a velocidade diminui os acidentes. Mas, apesar do objetivo bem definido, tenho ouvido muito as pessoas. Ouvi entidades, motoristas, motociclistas e também pedestres. E essas conversas me fizeram tomar uma decisão: os radares e lombadas eletrônicas estão suspensos em Dourados”, disse o prefeito.

Conforme a prefeitura, um dia antes de começarem as multas, o Detran comunicou à prefeitura que o prazo não seria cumprido por atraso na ativação do sistema. “Esse é um dos motivos para tomarmos essa decisão. Havia previsão para a entrada em operação e nós fomos informados no dia 24 de que isso não aconteceria como esperado”, disse o prefeito.

Alan Guedes anunciou que, para tentar reduzir o número de acidentes, serão instalados redutores físicos padronizados e haverá fiscalização nos cruzamentos mais críticos. A prefeitura também pretende ampliar o uso de bafômetros em parceria com a Guarda Municipal, para coibir motoristas dirigindo bêbados.

Segundo ele, a prefeitura também vai implantar a Escola Pública de Trânsito, que levará o nome de “Prefeito José Elias Moreira”. O político homenageado foi chefe do Executivo entre 1977 e 1982 e morreu em março deste ano.

Detran – Em nota, o Detran-MS informou que em função da decisão do prefeito de Dourados, de suspender a ativação dos radares e lombadas, os equipamentos serão retirados.

“Ressaltamos que a instalação dos equipamentos atende solicitação da Prefeitura de Dourados para reduzir o número de acidentes nas vias, a exemplo da Marcelino Pires, uma das principais da cidade”, afirma o órgão de trânsito.

Conforme o departamento, a jurisdição das vias onde os equipamentos operam em caráter educacional é de competência do município, e da mesma forma que o Detran-MS atendeu ao pedido de implantação, “respeita a decisão pela não ativação e fará a remoção”.

O Detran-MS informou ainda que até o momento não houve repasse financeiro para a empresa que venceu a licitação para implantação dos radares em Mato Grosso do Sul e que a decisão de Dourados não vai causar prejuízo aos cofres públicos.

Nos siga no Google Notícias