ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Morto em confronto respondia processo por furto de gado

A operação foi desencadeada ontem na região da Nhecolândia, área rural de Corumbá

Por Viviane Oliveira | 19/10/2023 11:28
Gado encontrado em poder dos dois homens mortos em confronto com a polícia (Foto: divulgação / Polícia Civil) 
Gado encontrado em poder dos dois homens mortos em confronto com a polícia (Foto: divulgação / Polícia Civil)

Joilce Castello Soares, de 43 anos, um dos mortos em confronto durante a Operação Marruá, na região da Nhecolândia, área rural de Corumbá, realizada nesta quarta-feira (18), já foi denunciado por furto de gado e associação criminosa. O comparsa dele, Vanilson Candelário, também foi baleado e não resistiu.

Conforme a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), entre 2019 e 2022, Joilce e outros quatro comparsas entraram em várias propriedades rurais na região do Pantanal e furtaram ao menos 100 cabeças de gado. Eles utilizavam o método conhecido como “formiga”, ou seja, perfuravam o focinho do animal e amarravam com uma corda ou arame.

Na sequência, os acusados puxavam os animais amarrados pela corda até a beira de um rio, próximo à propriedade. Na sequência, parte do gado era carneado, o restante colocado dentro de um barco da quadrilha e transportado até a propriedade deles. Na ocasião, Joilce foi preso em flagrante, mas depois foi solto. Tanto na fase policial quanto na judicial, negou a autoria do crime. Ele ainda não havia sido julgado.

Caso - A operação de ontem cumpria mandados de busca e apreensão contra crimes de furto qualificado, roubo, dano e homicídio praticados por organização criminosa, quando foram encontrados numa propriedade placas solares, bomba de água, fios de energia elétrica e cerca de 100 cabeças de gado bovino com sinais aparentes de remarcação.

Segundo a Polícia Civil, durante a ação, as equipes policiais foram surpreendidas por disparos de arma de fogo disparados por um dos alvos da investigação e por outro agressor. A dupla foi baleada e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Em poder do primeiro dos investigados foi localizada uma arma de fogo do tipo espingarda adaptada para calibre 22, contendo cinco munições e uma deflagrada. Com o segundo homem, foi encontrada um revólver calibre 38, contendo quatro munições.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias