MP dá 48h para prefeitura adotar medidas restritivas contra covid
Município concentra mais de um terço dos casos da doença registrados em MS
Com mais de um terço dos casos de covid confirmados em Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Dourados, a 228 km de Campo Grande, foi requisita pelo Ministério Público Estadual a adotar em 48 horas medidas de urgências para controlar a pandemia.
Entre as determinações estão barreiras sanitárias, distanciamento social, ampliação de leitos em hospitais, e acompanhamento de pacientes suspeitos e confirmados com a doença.
De acordo com o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado neste sábado (13), Dourados chegou a 1.034 casos da covid-19, que representam 31,9% do total registrado no Estado. A incidência de casos é de 463,8 para cada 100 mil habitantes.
A taxa de ocupação dos leitos, públicos e particulares, no município é de 42,5% para clínicos e 42,2% em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Essas medidas precisam ser adotadas com urgência pelo poder público municipal como estratégia para evitar o avanço exponencial dos casos, como vem ocorrendo, de modo a impedir que o sistema de saúde entre em verdadeiro colapso”, afirmou o promotor de Justiça Ricardo Rotuno.