MP encontra “fantasmas” e sugere ponto eletrônico para prefeitura
Sugestão tem como base inquérito que detectou problemas no cumprimento do expediente por parte dos servidores
Por recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a Prefeitura de Pedro Gomes terá de fiscalizar a jornada de trabalho de servidores públicos municipais por meio da instalação de pontos eletrônicos. Caso contrário, o prefeito Willian Fontoura (PDT) pode responder na Justiça por improbidade administrativa.
A sugestão, formalizada pelo MP em publicação no Diário Oficial, tem como base investigação que detectou problemas no cumprimento do expediente por parte dos servidores da Secretaria de Obras da cidade. A Promotoria de Justiça de Pedro Gomes abriu inquérito em 2021, após denunciante anônimo enviar lista de funcionários que seriam “fantasmas”.
Conforme apuração feita em 2022, “constatou-se que não foi comprovado, para todos os servidores listados na denúncia anônima, o regular cumprimento das jornadas de trabalho de parte do período sob análise”.
Por isso, o Ministério Público recomendou que a prefeitura providencie a instalação de pontos eletrônicos dotados de mecanismo de identificação biométrica “para o controle da assiduidade e pontualidade de todos os profissionais da Secretaria de Obras, mantendo-se conexão entre o controle de frequência e o setor de recursos humanos, para as devidas providências em relação à remuneração”.
Ao Campo Grande News o prefeito informou que atender à recomendação não será problema. “O ponto eletrônico já está sendo implantando em todas as secretarias. Hoje, praticamente todos os nossos servidores já batem ponto”. A prefeitura conta hoje com 400 funcionários, dentre efetivos e comissionados.
Fontoura afirmou ainda que acredita que a denúncia não tenha fundamento, já que alguns servidores mais antigos estão lotados em um setor, mas são cedidos para cumprir expediente em outro. O prefeito, contudo, afirma que o ponto eletrônico vai evitar problemas para a administração. “O ser humano é complicado”.