ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Na rota de Bolsonaro, Itamarati já foi do Rei da Soja e deseja ser 80º município

Presidente e ministra Teresa Cristina vão entregar títulos de propriedade rural

Aline dos Santos | 29/03/2022 10:02
Área do distrito de Nova Itamarati, criado no ano de 2015. (Foto: PMPP/Divulgação)
Área do distrito de Nova Itamarati, criado no ano de 2015. (Foto: PMPP/Divulgação)

Local da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (dia 29), o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, é uma terra cheia de histórias para relembrar. Quando fazenda Itamaraty, a área integrou o patrimônio de Olacyr de Moraes, o Rei da Soja.

Depois, passou a ser o maior assentamento de trabalhadores sem-terra do Brasil. Mais recentemente, desde 2019, tenta ser alçado ao posto de 80º município de Mato Grosso do Sul.

Olacyr de Moraes apostou no potencial agrícola da região Centro-Oeste, investindo na produção de grãos e algodão. Em Mato Grosso do Sul, no ano de 1973, criou a Itamarati Agropecuária S.A., em Ponta Porã.

A fazenda tornou-se um símbolo de produtividade, sendo considerada a maior área particular no cultivo de soja no Brasil. Contudo, com o fracasso da iniciativa de construir a Ferronorte, o patrimônio de Olacyr de Moraes decaiu, agravado com o Plano Real.

Olacyr, que começou vendendo máquinas de costura e formou um império de 40 empresas, morreu em 2015, aos 84 anos.

Dono de fazenda em Ponta Porã, Olacyr de Moraes ficou conhecido como Rei da Soja. (Foto: Divulgação)
Dono de fazenda em Ponta Porã, Olacyr de Moraes ficou conhecido como Rei da Soja. (Foto: Divulgação)

Há 22 anos, o imóvel rural foi adquirido para reforma agrária em duas etapas, num total de R$ 200 milhões. A área foi transformada no distrito de Nova Itamarati em 2015, com aprovação da Câmara Municipal de Ponta Porã.   A população é de 15.867 habitantes.

Visita presidencial – Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entregam nesta terça-feira, a partir das 11h, títulos de propriedade rural a famílias do Assentamento Itamarati.


Nos siga no Google Notícias