No 1º dia de medidas mais rígidas, Dourados chega a 198 mortos pela covid
Bares, sinuca e boliche não poderão funcionar de hoje até o dia 27 deste mês
Com mais uma morte ocorrida nesta segunda-feira (18), Dourados, a 233 km de Campo Grande, chegou a 198 óbitos provocados pelo novo coronavírus. A vítima mais recente da doença na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul foi homem com complicações de saúde que estava internado desde o dia 3 deste mês.
No dia em que entram em vigor medidas mais rígidas para ampliar o isolamento social, Dourados superou hoje o total de dois mil casos ativos da doença. São 16.769 moradores já infectados pela covid-19 em nove meses de pandemia. Foram 142 novos casos nas últimas 24 horas.
Conforme a prefeitura, 14.583 pessoas se recuperaram, 1.942 estão em isolamento domiciliar ainda com o vírus e 84 estão hospitalizadas – 41 em leitos de enfermaria e 43 em terapia intensiva. Entretanto, 38 hospitalizados em Dourados são moradores de cidades da região. A taxa de ocupação dos leito de UTI destinados a pacientes com a doença continua acima de 90%.
Medidas – Entra em vigor hoje o decreto publicado ontem pelo prefeito Alan Guedes (Progressista), ampliando as medidas de isolamento. Bares, sinuca e o único boliche da cidade ficarão de portas fechadas por dez dias.
Outra mudança ocorre no funcionamento das conveniências. Até o dia 27, esses estabelecimentos poderão abrir das 11h às 18h. Das 18h até 22h, só poderão fazer entrega através da grade.
O decreto de ontem determinava delivery das 18h às 22h, mas hoje foi publicada uma alteração nesse item. O toque de recolher das 22h às 5h continua em vigor. Nesse horário é proibido a venda de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento.
A prefeitura manteve o funcionamento do comércio de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h. As lojas do shopping podem funcionar de segunda a sábado das 10h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 22h. Aos domingos, lojas abrem das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 20h.
Mercados e atacados podem abrir de segunda a domingo das 7h30 às 22h e restaurantes de segunda a domingo das 11h às 22h. Os restaurantes, lanchonetes, cafés e padarias deverão implantar espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e máximo quatro cadeiras em cada mesa.
Foi mantida a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.
Eventos e comemorações de qualquer natureza em chácaras, espaços de eventos ou salões de condomínios, funcionamento de bibliotecas, museu, teatro, cinema, arenas, parques públicos e sauna continuam proibidos.
A prefeitura também manteve permissão de celebrações religiosas com no máximo 30% da capacidade normal de cada local, não podendo ultrapassar 80 pessoas dentro do recinto. Continua vedada a aglomeração para uso de narguilé, tereré, incluindo o compartilhamento de utensílios ou objetos que possam favorecer a disseminação do coronavírus.