Operação desocupa fazenda palco do conflito indígena "Massacre de Guapoy"
Pertences de arrendatário estão sendo retirados da área hoje por forças de segurança
Em operação conduzida pelo MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal) e Força Nacional, maquinários e pertences do arrendatário da Fazenda Borda da Mata, em Amambai, distante 351 quilômetros de Campo Grande, estão sendo retirados.
O local foi palco de conflito contra indígenas ocorrido em junho deste ano e que ficou conhecido como “Massacre de Guapoy”. O confronto resultou na morte de um indígena e deixou 33 feridos.
De acordo com Anderson Santos, advogado da comunidade da etnia guarani-kaiowá, que ocupa o local conhecido agora como “Retomada Guapoy”, a operação é monitorada pelas Defensorias Públicas do Estado e da União.
Estão sendo retirados da propriedade ferramentas, pulverizador, pá carregadeira e adubo. A área atualmente é ocupada por plantação de milho, cuja safra ainda não foi colhida.
Não há uma decisão se a produção será colhida ou não, uma vez que um levantamento avalia se ainda compensa retirar os grãos da área. Para isso, será marcada uma audiência para concluir a avaliação.