Para atender grande demanda de turistas, Sanesul ativa novo poço de água
Bonito, distante 257 km de Campo Grande, é um dos poucos municípios do país que conta com 100% de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Este ano, de janeiro a julho, foram 85,7 mil visitantes, de acordo com boletim realizado pelo Observatório do Turismo de Bonito e para atender os turistas e moradores do município, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está investindo para suprir a demanda.
O destaque do investimento feito na última sexta-feira (02), é a ativação de novo poço, com capacidade de exploração de 25 mil litros de água por hora.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bonito tem cerca de 21 mil habitantes, mas com o grande número de turistas, sua população chega a dobrar em determinadas datas.
Atualmente são quatro poços ativos que abastecem o município, cuja vazão de exploração, somada, é de 175 mil litros por hora, quantidade de água capaz de atender até 35 mil pessoas, considerando a média de consumo de 120 litros de água por dia por pessoa.
Além da perfuração e ativação do novo poço, que tem como principal função manter o abastecimento da população nos períodos de alta temporada turística, a Sanesul está tomando algumas medidas que visam garantir a eficiência de suas operações, como a elaboração e execução de projeto de setorização de água na cidade, possibilitando controlar o fluxo de distribuição e manter a uniformidade do abastecimento.
Conforme o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, Bonito é um dos 68 municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela empresa, mas por suas particularidades físicas e geográficas, é necessário que a empresa esteja sempre realizando melhorias operacionais e investimentos para atender a demanda, que cresce a cada ano. "O nosso objetivo é atender com eficiência tanto a população quanto os turistas que vem conhecer esta bela região do nosso Estado", afirmou.
A gerente regional Daniela Nantes frisa que a Sanesul se preocupa com o desenvolvimento sustentável das localidades em que atua. "Bonito é uma cidade com grandes desafios de gestão administrativa e operacional, o fluxo intenso do turismo proporciona um cenário diferente de todas as outras localidades, por isso temos ainda mais cuidado ao fazer as nossas ações", comentou.
100% de coleta - Bonito possui atualmente, uma malha de esgotamento sanitário que compreende todo o perímetro urbano, com extensão total de rede de esgoto 58 quilômetros, atendendo a cidade em sua totalidade.
Após passar pela estação de tratamento do município, o esgoto coletado é tratado e devolvido sem poluentes na natureza, após passar pela estação de tratamento do município. A estação de tratamento tem capacidade para tratamento de 80 litros por segundo, apesar de trabalhar com vazão média de 37,3 litros por segundo, que é a média dos últimos seis meses.
O processo de tratamento se inicia com etapa preliminar, gradeamento e desaerador, seguindo para um reator anaeróbio que realiza o tratamento biológico dos efluentes. Após passagem pelo reator, o efluente segue para uma etapa físico-química , similar à uma estação de tratamento de água, onde há dosagem de produtos químicos em tanques de floculação. Depois, passa por um decantador e filtro para reter os sólidos que permaneceram e por fim, é realizada a desinfecção do efluente para eliminar patógenos.