Pedrossian trouxe rede de energia que desenvolveu Dourados, diz ex-prefeito
José Elias Moreira cita legado deixado por mentor político que o fez ser primeiro candidato a governador de Dourados na história de MS
O desenvolvimento econômico que consolidou Dourados como a maior importante cidade do interior de Mato Grosso do Sul está diretamente ligado à atuação política do ex-governador Pedro Pedrossian. A avaliação é do ex-prefeito, ex-deputado federal e atual secretário municipal de Planejamento, José Elias Moreira.
Além das grandes obras, como o estádio Douradão, Zé Elias lembra que foi Pedrossian que trouxe a rede de energia elétrica para Dourados, em 1969, quando a cidade era iluminada por dois geradores.
“Foi o Pedro que encarou o desafio de trazer a rede de energia de Urubupungá (SP) para Dourados numa época que a cidade tinha dois motores que às 10 horas da noite eram desligados e virava um breu danado. Foi uma grande alavanca para o nosso desenvolvimento”, afirmou José Elias, que na época era engenheiro do Incra.
José Elias afirma que Pedrossian ajudou a implantar o curso de agronomia que deu início à unidade da UFMS em Dourados e foi o principal articulador da Uems (Universidade Estadual de MS), cuja sede fica na segunda maior cidade do estado.
Pedrossian também teve, segundo o ex-prefeito, papel fundamental no saneamento de Dourados. “Foi no governo do Pedro que começaram os projetos para trazer água do Rio Dourados para cá”.
Candidato ao governo – José Elias Moreira afirma que o ex-governador foi seu mentor político. Ele lembra que em 1982, Pedrossian o tornou o primeiro representante de Dourados candidato ao governo do Estado. O ex-prefeito saiu candidato pelo PDS e foi derrotado por Wilson Barbosa Martins, que disputou pelo PMDB.
“Foi através do Pedro que Dourados teve, pela primeira vez na história, a oportunidade de lançar um candidato a governador. Perdi a eleição por 20 mil votos para o hoje meu amigo, doutor Wilson”, afirmou José Elias. “Foi meu líder, meu orientador político, que deixa um legado muito grande e muitos amigos em Dourados”.
Outro fato político que entrou para a história de Dourados envolveu o ex-prefeito e atual vereador Braz Melo. Em 1982, Pedrossian apoiou Braz, até então um desconhecido engenheiro da Sanesul, como candidato a prefeito.
A eleição também teve como candidatos Sultan Rasslan, João Totó Câmara e Luiz Antonio Gonçalves, que foi eleito. O candidato de Pedrossian ficou em quarto. Seis anos depois, Braz Melo derrotou Zé Elias e foi eleito prefeito de Dourados pela primeira vez – a segunda foi em 1996.