ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Peixes são furtados e tanques destruídos em projeto de piscicultura

A situação aconteceu no Assentamento Itamarati, durante a madrugada de segunda-feira (25)

Por Clara Farias | 27/09/2023 12:24
Peixes são furtados e tanques destruídos em projeto de piscicultura
Tanque de piscicultura destruido em Assentamento Itamarati (Foto: Arquivo Pessoal)

Peixes de projeto de piscicultura foram furtados no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, na madrugada de segunda-feira (25). Segundo informações, os ladrões ainda destruíram os tanques do açude impossibilitando a continuação do projeto. O prejuízo está estimado em mais de 15 mil reais.

O produtor rural Luiz Antônio da Cruz, 58 anos, contou ao Campo Grande News que o projeto tem parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) há aproximadamente sete anos e há um ano está alojando peixes. "Fiquei sabendo quando fui tratar dos peixes. Eles arrebentaram meus tanques, destruíram tudo e levaram praticamente todos os peixes que estavam em 'despesca' [quando o peixe atinge o tamanho esperado para comercialização], quase pronto para a gente vender", lamentou o produtor que fez o registro de um boletim de ocorrência.

Nos vídeos enviados ao jornal é possível verificar uma série de peixes em cima do barco, jogados no chão, e os tanques destruídos ao fundo. Segundo o produtor rural, os peixes que sobraram morreram devido ao estresse causado pelos ladrões. "Eles me deixaram sem nada, fiquei só com o prejuízo", finalizou o produtor rural.

A UFGD informou ao Campo Grande News que realiza no local ações de fortalecimento de agricultura e piscultura familiar, apoia e dá capacitação aos produtores parceiros, por meio de um projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati. Os tanques-rede são emprestados no regime comodato e a equipe do projeto realiza o suporte técnico sobre a produção e comercialização.

A universidade relata que a equipe do projeto de extensão está assessorando o produtor a fim de que o prejuízo seja mitigado. "A universidade disponibilizou mais dois tanques-rede para o psicultor retome a produção e não deixe a atividade. Os tanques danificados serão consertados. Também, uma equipe do curso de Engenharia de Aquicultura estará no local para dar apoio", pontuou a nota.

(*) matéria atualizada às 9h35 de quinta-feira (28) para acréscimo de nota. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias