Resgate de onça-pintada e filhote mobiliza equipes e isola moradores em Ladário
Filhote foi capturado em fábrica de gelo, após fêmea adulta se assustar e fugir
A captura de um filhote de onça-pintada e da mãe, avistados no Porto e nas ruas de Ladário, mobiliza desde as 21h desta segunda-feira (29) equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Instituto Homem Pantaneiro. São dezenas de pessoas envolvidas no trabalho, que continua na manhã desta terça-feira (30).
A primeira tentativa de captura foi feita na noite de segunda, quando os animais caminhavam juntos pelo Porto de Ladário. Moradores comunicaram o Corpo de Bombeiros, que acionou os policiais e profissionais do instituto. Um quarteirão inteiro foi fechado para que ambos fossem capturados, no entanto, a fêmea adulta acabou se assustando e fugindo.
Restou o filhote, que entrou em uma fábrica de gelo do município e foi sedado enquanto se escondia em caixas de gelo. "Foi feito todo um estudo pelos veterinários e biólogos para definir a melhor forma de cercá-lo e aplicar a sedação. Depois que isso foi feito, ele foi monitorado até recuperar os movimentos e poder ser solto na mata, por volta das 3h da madrugada", explicou a assessoria de imprensa do Instituto Homem Pantaneiro.
O animal tem menos de um ano de vida e pesou 35 quilos, também segundo informações repassadas pela assessoria do instituto. Ele estava em boas condições de saúde.
A mãe - A fêmea seguia desaparecida até o início da manhã desta terça-feira, quando o Corpo de Bombeiros recebeu novas notícias sobre ela. Foi preciso isolar uma residência localizada na Rua Fernando Viera e uma creche que fica no entorno para procurá-la.
A corporação emitiu alerta a todos os moradores de Ladário, pedindo que permaneçam dentro de suas residências pela sua segurança e a do animal. "Existe sempre um cuidado no contato com qualquer animal selvagem. Deve ser feito o isolamento do local pelo Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos, bem como do próprio animal no momento que se sente acuado", explica nota da corporação sobre o procedimento realizado nesta manhã.
Os profissionais continuam trabalhando para fazer a captura da mãe e devolvê-la ao habitat, assim como foi feito com o filhote.
Comum - O avistamento de onça-pintada em Ladário não é fato isolado, já que o município está localizado na região do Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com informações do Instituto Homem Pantaneiro, elas costumam ser avistadas na área urbana em períodos de cheia.