Sem conseguir voar, papagaio e jaçanã são encontrados em terreno por moradores
As duas aves foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhadas para Fundação de Meio Ambiente de Corumbá
Nesta manhã, duas aves silvestres que não conseguiam voar foram encontradas por moradores de Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande, e resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar.
Uma delas, um papagaio, tinha um ferimento na asa esquerda e a outra, um "frango-d'água-azul", popularmente conhecido como "jaçanã", possuía uma imobilidade no pescoço que dificultava voo.
Elas foram encaminhadas até a Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, na Rua Cuiabá, para que recebam o devido tratamento dado pela equipe veterinária do órgão.
Ambas as espécies são comumente encontradas em florestas da América do Sul, e caso sejam vistas em área urbana, autoridades ambientais devem ser acionadas. O serviço de emergência pode ser acionado por meio do telefone 193. Em Campo Grande, o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) também é uma das instituições que atua com esse tipo de ocorrência.
Outro resgate - Por volta das 18h15 de ontem (6), equipe de salvamento foi até a Rua Ceará, no Bairro Guaicurus, e encontraram uma cobra jiboia, de 1,3 metro, que estava no interior do padrão de energia elétrica de uma residência. Sem ferimentos, ela foi solta em mata nativa em zona rural do município.