Seminário sobre idosos tem coordenadora da Pastoral como palestrante
Além de Terezinha Tortelli, evento na Câmara reúne coordenadora do Conselho Nacional do Idoso e a deputada paranaense
A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Federal participa nesta sexta-feira (11) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, de um seminário sobre direitos dos idosos. O evento começou às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores.
De acordo com a presidente do Legislativo, Daniela Hal (PSD), que propôs o seminário, os temas discutidos durante o evento vão ser usados em um documento que será referência para novas políticas públicas sobre assistência aos idosos. A cidade é a primeira do país a ser contemplada com o debate.
As palestrantes do seminário são a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, e a deputada federal paranaense Leandre Dal Ponte (PV).
Na abertura, os organizadores citaram que apesar de a população brasileira ter uma maior expectativa de vida atualmente, o país ainda não está preparado para atender as necessidades desse novo contingente populacional.
“Atualmente, a sociedade brasileira desestimula a participação dos idosos em diversos processos, tanto sociais, econômicos e culturais. Precisamos mudar isso”, afirmou Daniela Hall.
Enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidade do Chile e especialista em Gerontologia Social, Irmã Terezinha Tortelli faz palestra neste momento sobre a “Situação atual do idoso - Direitos, violência e visibilidade”.
Em seguida ocorre a palestra da coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, com o tema “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”.
A deputada Leandre Dal Ponte, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, vai falar sobre “Legislação em defesa do idoso”.