ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Sul de MS tem outro dia de chuva forte após recorde de fevereiro

Acumulado no mês que terminou ontem chegou a 352 milímetros em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 02/03/2023 15:47
Chuva desta tarde no Jardim Água Boa, região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva desta tarde no Jardim Água Boa, região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Chove forte na tarde desta quinta-feira (2) em boa parte das cidades da região sul de Mato Grosso do Sul. Em Dourados (a 251 km de Campo Grande), o clima chuvoso está na segunda semana seguida, após a precipitação recorde registrada em fevereiro (leia abaixo).

A estação da Embrapa Agropecuária Oeste, instalada na sede da empresa, na BR-163 (região sul), já captou 15 milímetros hoje. A estação instalada no campus da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na região oeste do município, captou 5,1mm até 15h15.

Também já choveu forte hoje em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Foram pelo menos 35 milímetros hoje. Segundo o secretário de Segurança Pública do município, Marcelino Nunes de Oliveira, equipes da Defesa Civil estão percorrendo os bairros, para verificar se há alagamentos.

Na madrugada de 17 de fevereiro, pelo menos 30 famílias ficaram desabrigadas pela chuva em Ponta Porã. Algumas casas localizadas em áreas próximas ao Rio São João Mirim foram levadas pela água. Segundo a prefeitura, todas as pessoas atingidas naquele dia estão sendo atendidas.

Chuva forte desta tarde em bairro da região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva forte desta tarde em bairro da região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Recorde – De acordo com a Embrapa, o mês passado foi o fevereiro mais chuvoso de Dourados desde 1979, quando foi instalada a estação agrometeorológica.

A estação na sede da Embrapa registrou 302 milímetros no mês que terminou ontem. Já a estação da UFGD, captou 326 milímetros. O volume esperado para o mês era de 146 milímetros. Foi o segundo mês seguido de chuvas abundantes na região, segundo o pesquisador da Embrapa, Ricardo Fietz.

Embora expressivo, o volume de chuva em Rio Brilhante e Ivinhema foi menor. A Embrapa também mantém estações nessas cidades.

Em Rio Brilhante, foram 232mm em fevereiro, sendo 16 dias chuvosos, o que representa 74mm a mais do que a média de 10 anos naquela cidade, que é de 158mm. A maior chuva foi de 56mm, em 24 de fevereiro. O total de chuvas em Ivinhema foi menor. Foram 225mm, sendo em 15 dias chuvosos. A maior chuva foi de 54mm, no segundo dia do mês.

De acordo com a Embrapa, fevereiro, juntamente com dezembro e janeiro, são os meses mais quentes do ano em Mato Grosso do Sul. No entanto, as temperaturas em fevereiro deste ano foram mais baixas que o normal.

A temperatura média em Dourados foi de 24,3°C. A média histórica do mês é de 25,5°C. A cidade teve mínima de 14,7°C no dia 18. Em 18 dias do mês, as temperaturas superaram os 30ºC, com máxima de 33,9ºC, em 9 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias