Três Lagoas adota nova técnica para combater mosquito da dengue
Um equipamento de termonebulização permite pulverizar inseticida em locais de difícil acesso
A Prefeitura de Três Lagoas começou a fazer esta semana a termonebulização na cidade como mais uma estratégica de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Foi comprado um equipamento que possibilita a difusão de inseticida por meio de uma névoa em locais estratégicos.
A Administração aponta que é a primeira do Estado a adotar a técnica da termonebulização. O argumento para a aposta nessa forma de combate é que o uso do equipamento possibilita levar o veneno a locais de difícil acesso e eliminar mosquitos adultos. Servidores fizeram a nebulização em bueiros, por exemplo. No primeiro dia de trabalho, equipes percorreram uma área estimada de 33 quarteirões, passando por 107 bueiros.
O trabalho será permanente. A Prefeitura informou que adotou o uso de termonebulização após técnicos testarem a instalação de armadilhas tipo ovitrampas pelo setor de Entomologia, quando verificaram a existência de ovos e movimentação de mosquitos em bueiros e galerias da rede pluvial, sugerindo potencial perigo de infestação.
O estado enfrenta um número recorde de novos casos de dengue, superando 40 mil neste ano, sendo o dobro do registrado em 2022.