Universidade de MS oferece atendimento psicológico gratuito
Serviço tem duas formas de entrada, que também tem opção de atendimento para casos considerados emergenciais
![Universidade de MS oferece atendimento psicológico gratuito Universidade de MS oferece atendimento psicológico gratuito](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2022/04/16/2nq8dn79gsg0k.jpg)
A pandemia de covid-19 forçou muitas pessoas a se isolar em casa, tendo que trabalhar e passar longos períodos com a família, e soma-se a isso o medo da doença. Isso aumentou casos de doenças como ansiedade, estresse e depressão e por isso, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) passou a oferecer atendimento psicológico gratuitamente.
O serviço de psicoterapia tem duas formas de entrada. Adolescentes a partir de 15 anos e adultos devem passar pelo plantão psicológico, que faz o acolhimento e entrevista inicial com o paciente. O plantão funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 (com exceção de quinta-feira), e das 13h30 às 17h30; não é necessário fazer agendamento.
Já para atendimento de crianças e adolescentes até 14 anos, os responsáveis podem ligar no 3410-2310 ou entrar em contato pelo e-mail labspa@ufgd.edu.br para solicitar inscrição.
Também há a opção de comparecer pessoalmente na secretaria do Laboratório de Serviço de Psicologia Aplicada, que fica localizado no Hospital Universitário, à direita do estacionamento, pela segunda guarita que dá acesso aos ambulatórios (há placas no local).
O serviço oferece escuta e acolhimento para os casos com emergência emocional e, quando necessário, o paciente é encaminhado para o acompanhamento psicoterápico em abordagens distintas da psicologia: orientação psicanalítica, análise do comportamento ou terapia comportamental cognitiva.
É importante que as pessoas interessadas no atendimento tenham compromisso em realizar o tratamento de forma contínua. Os pacientes que vierem a faltar nas sessões sem justificativa serão desligados.
Diante da necessidade de faltar, o usuário do serviço deve informar com 24 horas de antecedência. Na segunda falta consecutiva ou alternada, justificada ou não, o usuário em atendimento será desligado.