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Interior

Universidade de MS oferece atendimento psicológico gratuito

Serviço tem duas formas de entrada, que também tem opção de atendimento para casos considerados emergenciais

Adriel Mattos | 16/04/2022 14:55
Universidade de MS oferece atendimento psicológico gratuito
Prédio da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, onde fica o curso de Psicologia. (Foto: Divulgação)

A pandemia de covid-19 forçou muitas pessoas a se isolar em casa, tendo que trabalhar e passar longos períodos com a família, e soma-se a isso o medo da doença. Isso aumentou casos de doenças como ansiedade, estresse e depressão e por isso, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) passou a oferecer atendimento psicológico gratuitamente.

O serviço de psicoterapia tem duas formas de entrada. Adolescentes a partir de 15 anos e adultos devem passar pelo plantão psicológico, que faz o acolhimento e entrevista inicial com o paciente. O plantão funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 (com exceção de quinta-feira), e das 13h30 às 17h30; não é necessário fazer agendamento.

Já para atendimento de crianças e adolescentes até 14 anos, os responsáveis podem ligar no 3410-2310 ou entrar em contato pelo e-mail labspa@ufgd.edu.br para solicitar inscrição.

Também há a opção de comparecer pessoalmente na secretaria do Laboratório de Serviço de Psicologia Aplicada, que fica localizado no Hospital Universitário, à direita do estacionamento, pela segunda guarita que dá acesso aos ambulatórios (há placas no local).

O serviço oferece escuta e acolhimento para os casos com emergência emocional e, quando necessário, o paciente é encaminhado para o acompanhamento psicoterápico em abordagens distintas da psicologia: orientação psicanalítica, análise do comportamento ou terapia comportamental cognitiva.

É importante que as pessoas interessadas no atendimento tenham compromisso em realizar o tratamento de forma contínua. Os pacientes que vierem a faltar nas sessões sem justificativa serão desligados.

Diante da necessidade de faltar, o usuário do serviço deve informar com 24 horas de antecedência. Na segunda falta consecutiva ou alternada, justificada ou não, o usuário em atendimento será desligado.

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