Mais de três toneladas de alimentos estragados são recolhidas no Estado
Mais de três toneladas de alimentos estragados foram descobertas e recolhidas em Mato Grosso do Sul na semana passada. A apreensão ocorreu após fiscalizações em supermercados de varejo na Capital e seus distritos, e em outros municípios do Estado, realizada pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo). A ação contou com participação do Iagro/Mapa e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
Conforme a Decon, os fiscais recolheram produtos de origem animal e perecíveis em geral, que apresentaram diversas irregularidades, com armazenamento inadequado e prazos de validade vencidos. Como também, em alguns estabelecimentos a manipulação de alimentos para fabricação de charque e linguiça caseira estava errada e sem o devido registro no órgão competente.
A ação da Decon teve objetivo inicial de prevenir, reprimir e fiscalizar as vendas de produtos em estabelecimentos comerciais em desacordo com a legislação sanitária.
Além da ação de natureza fiscalizatória, a força-tarefa também teve objetivo educativo, ou seja, de promover a orientação dos responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados quanto à manipulação e armazenamento dos alimentos, em cumprimento às normas sanitárias vigentes.
A ação resultou no recolhimento e destruição dos mais três quilos de produtos.