MS tem a 6ª maior expectativa de vida do País, aponta pesquisa
Levantamento de 2009 aponta que no Estado, a idade é 74,3 anos. Santa Catarina é o primeiro na lista
Mato Grosso do Sul tem a sexta maior expectativa de vida do País. É o que indica levantamento do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base em dados de 2009.
De acordo com a pesquisa, o sul-mato-grossense vive em média 74 anos e três meses. Santa Catarina tem a maior expectativa de vida: 75 anos e oito meses.
Para o IBGE, a expectativa de vida em Mato Grosso do Sul faz com que muitas pessoas não naturais do Estado fixem moradia por aqui.
No Estado, 72% dos habitantes que não são naturais daqui, vivem em solo sul-mato-grossense há pelo menos 10 anos. É a quinta maior proporção do País. Rondônia é o primeiro, com 82,6%.
Estes dados foram coletados pelo Pnad em outubro e novembro do ano passado. Em Mato Grosso do Sul o trabalho foi feito em 21 municípios, sendo 2,6 mil domicílios.
O Distrito Federal não aparece na relação dos cinco primeiros no item sobre tempo de permanência, no entanto, é o primeiro com maior número de habitantes não naturais: 46,6% da população que lá vive, nasceu em outro Estado.
Mato Grosso do Sul ocupa a sétima posição neste quesito. São 774 mil pessoas que moram aqui, sem ter nascido no território sul-mato-grossense. A quantidade representa 30,6% do total de habitantes, conforme o Pnad.