Qual o melhor tipo de presente no âmbito profissional?
Quando se trata de presentear colegas de trabalho, o presente pode sim enviar a mensagem errada
O fim do ano se aproxima e, com ele, vêm as confraternizações, o amigo secreto da firma, e a compra de presentes para agradar e agradecer colaboradores, colegas de trabalho, chefia e clientes. Mas muitas vezes, um presente comprado com a melhor das intenções pode ser mal interpretado e causar desconforto para quem recebeu. O tipo e o preço do presente dependem da cultura da empresa e do seu relacionamento com o presenteado, mas é importante mantê-lo impessoal.
Presentes com preços exorbitantes ou pessoais demais podem enviar a mensagem errada. Pode parecer suborno, bajulação ou pode soar ofensivo. Então anote algumas dicas do que evitar e no que apostar na hora de presentear pessoas no seu âmbito profissional.
- Evite itens de vestuário (roupas e sapatos), perfumes e presentes muito íntimos como lingeries e afins.
- Quando se trata de presente para clientes, o valor do presente é importantíssimo. Evite presentes pessoais como joias ou artigos de grife, porque pode parecer que sua intenção seja para outro tipo de interesse.
- Eletrônicos, vinhos, acessórios de escritório, chocolates, ingressos para shows (sempre dê o par), itens relacionados ao negócio da empresa, assim como acessórios de viagem pois são práticos e muito agradáveis.
E lembre-se, se foi você quem recebeu o presente, não se esqueça de agradecer e retribuir com uma mensagem de texto ou um cartão. É gentil e quem comprou o presente certamente ficará feliz.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.