Roupas que podem construir uma comunicação infantil
Alguns elementos visuais, quando combinados, podem construir uma comunicação muito jovial e até mesmo infantil
Quando se combina peças de roupas e acessórios com excesso de elementos que remetem ao universo infantil ou muito romântico, no caso das mulheres, a vestimenta pode transmitir uma mensagem muito jovial e até mesmo infantilizada. Isso pode se tornar um problema no âmbito profissional, quando o desejo de imagem da maioria das pessoas é transmitir mais experiência e seriedade.
O que seriam elementos do universo romântico? Blusas e vestidos com laços, babados, manga bufante, aplicações de flores ou corações nas roupas, tiaras, presilhas de laços, saia rodada, sapatos com laços e/ou aplicações de flores e corações, e cores pastel como rosa bebê e amarelo manteiga. Acessórios como cintos, bolsas, colar e brincos de coração, flor ou que remetam a animais como abelhas, cachorros e gatos também remetem ao universo mais romântico.
Já elementos visuais que remetem ao universo infantil: camiseta estampada com personagens de desenhos e filmes, moletons coloridos, tênis de lona, estilo All Star, calça com aplicações e bordados, calça jeans colorida, sandálias e sapatos de plástico, estilo Melissa, e acessórios temáticos como bolsas em formato de estrela, por exemplo.
Usar uma dessas peças isoladamente, com outras combinações mais formais e clássicas pode não remeter a um visual infantil. No entanto, o excesso destes elementos em uma única produção pode comunicar esta mensagem.
Uma camiseta com estampa do Mickey Mouse sozinha pode até ficar descolada se combinada com uma calça de alfaiataria e salto alto, por exemplo, mas combinada com jeans largo e tênis all star, vai tender para um visual mais infantilizado. Da mesmo forma que uma camisa com laço cor de rosa. Se combinada com uma parte de baixo mais formal, pode ficar mais feminina, mas se combina com uma saia de babados, ou uma tiara e uma sapatilha de flor, certamente transmitirá uma mensagem mais frágil e infantil.
Então no fim, tudo depende do seu objetivo de imagem, das mensagens que você deseja transmitir através da sua vestimenta.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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